segunda-feira, 14 de novembro de 2016

PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO SANTARÉM CONQUISTA O PRÊMIO PARÁ MULHER. RECONHECIMENTO POR SER UM DOS MUNICÍPIOS REFERÊNCIA NA PREVENÇÃO E COMBATE AO CÂNCER DE COLO DO ÚTERO E DE MAMA

Pelo segundo ano consecutivo Santarém 
conquista o Prêmio Pará Mulher

Pelo segundo ano consecutivo, Santarém recebeu o Prêmio Pará Mulher, sendo reconhecido como um dos municípios referência na prevenção e combate ao câncer de colo do útero e de mama. O Prêmio, conferido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA), por meio do Núcleo de Apoio a Gestão na Atenção à Mulher no Controle do Câncer de Colo de Útero e Mama, reconhece e premia os municípios que desenvolveram ações e se destacaram através dos indicadores de exames citopatológicos (exame de PCCU), em mulheres na faixa etária entre 25 a 64 anos, e exames de mamografias, em mulheres na faixa etária entre 50 a 69 anos, pactuados com Ministério da Saúde, através do Sistema de Acompanhamento e Monitoramento da Execução de Políticas Públicas (Sispacto).

A premiação selecionou cinco municípios: Santarém, Primavera, Paragominas, Conceição do Araguaia e Barcarena, que conseguiram alcançar as duas metas dos indicadores de prevenção ao câncer do colo do útero e mama, simultaneamente, no período avaliado entre julho de 2015 a julho de 2016. 

Em Santarém, no período avaliado, foram realizadas 17.698 coletas de PCCU (Exame Preventivo de Câncer de Colo Uterino) e 880 mamografias, por meio de um novo mamógrafo, adquirido pela Prefeitura de Santarém, com recursos próprios, em junho de 2014, após oito anos sem a Casa de Saúde da Mulher oferecer o exame. 

CCOM/PMS/SEMSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário