quinta-feira, 8 de junho de 2017

PALAVRAS DO EMPRESÁRIO E PROFESSOR SANTARENO OLAVO DAS NEVES: "SEM DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NÃO EXISTE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E AMBIENTAL"

Professor Olavo das Neves em Sala de aula

Fico muito feliz pelo discurso maduro e necessário acerca do assunto posto (Desenvolvimento Econômico) que tenho acompanhado nos diversos grupos docentes que participo.

Temos, como professores que somos, responsabilidades que vão além das salas de aula, pois formamos cidadãos que estão ou deveriam estar somando com aqueles que têm em suas mãos o destino de nossa cidade e região, ou seja, formando a sociedade que pulsa.

Ao longo dos meus 15 anos de docência devo dizer que cansei de formar mão de obra qualificada e especializada para outros municípios e Estados e, quando aqui ficam, são absorvidos, como exemplo, na função de caixa de supermercado, que aliás é uma função nobre.

Porém, pergunto: - Será que aquele que concluiu ensino médio, fez cursinho, passou num vestibular, em seguida, oito semestres numa universidade (pior ainda se universidade particular, pois valores deste investimento tiram sono de famílias que podem chegar facilmente a incríveis R$ 100.000,00) investiram tempo e dinheiro para serem absorvidos no mercado como boy's de luxo (Office Boy com formação superior)?

Façamos uma reflexão: - Abram a palma da mão (apenas uma mão) e indiquem rapidamente para cada dedo uma empresa que agregue mais de 100 colaboradores em suas atividades. Difícil né? Acham normal? Certamente não.

Somos uma cidade de 300.000 habitantes, integrada a uma região de 1,5 milhões de pessoas, com quase quatro séculos de existência e ainda queremos viver como nossos ancestrais? Sinceramente, não creio que seja possível.

Precisamos sim defender nossas tradições, os quilombolas, os índios, demais populações tradicionais, nossa memória, mas penso que também temos que defender nossa mão de obra qualificada, nossas famílias, novas oportunidades, e não podemos mais aceitar que outros modelos econômicos sejam abominados e proibidos de ancorar em nossos portos, em nossa cidade, em nosso entorno, por mero devaneio ideológico.

Será que é difícil entender! Sem desenvolvimento econômico não existe desenvolvimento social e ambiental. Percebem que nosso equilíbrio nasce desta equação?

Bem verdade que como munícipe que sou, também não quero desenvolvimento a todos custo, pois não suportaria ver minha amada cidade mergulhada no caos e entregue a maus tratos.

Todavia, temos legislação ambiental moderna, leis municipais, estaduais e federais rígidas para todo e qualquer empreendimento que chegue aqui ou em qualquer outro município do Brasil. Nos unamos sim para fazer cumprir a lei e aqueles que não o fizerem que sintam o peso destas sobre suas cabeças.

Porém, matar investimentos que poderiam gerar emprego e renda em minha cidade de forma covarde, no nascedouro, onde não raras vezes até mesmo estudos estão sendo bloqueados na justiça, isso mesmo, APENAS ESTUDOS bloqueados por magistrados que não estão percebendo o mal que estão causando, é inadmissível. Chega! Não serei mais covarde em aceitar essa excrescência.

Na universidade aprendi a respeitar o contraditório, estudar o novo, buscar um novo olhar e, longe da presunção de estar coberto da absoluta razão, quero aqui conclamar você, colega docente, a discutir o tema com seus alunos, amigos e familiares, de forma que busquemos contribuir com uma Sociedade melhor, uma Cidade melhor, um Estado melhor, um País melhor, enfim, uma Mundo melhor.

Deus abençoe os professores de minha cidade e de nosso Brasil, iluminando suas ações para construção de uma sociedade melhor.

Abraço fraterno,

Olavo das Neves - Professor Universitário
UNAMA - SANTARÉM/PARÁ/AMAZÔNIA/BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário