quarta-feira, 26 de julho de 2017

ÁREAS DE ATRACAÇÃO SÃO DEMARCADAS ATRAVÉS DE COORDENADAS GEOGRÁFICAS NA ORLA DE ALTER DO CHÃO

Secretário Paulo Jesus na visita 
técnica na Orla de Alter do Chão

Em visita técnica realizada na manhã desta terça-feira (25) ao distrito de Alter do Chão, a Prefeitura de Santarém por meio das Secretarias Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Infraestrutura (Seminfra) realizou a demarcação através de coordenadas geográficas por meio de GPS dos locais que serão utilizados para atracação de embarcações motorizadas e não motorizadas.

A ação foi acompanhada pelos representantes das atividades náuticas desenvolvidas na vila e o assessor distrital José Carlos Zampietro que avaliou de forma positiva o início dos trabalhos para o reordenamento da área costeira da vila. “ Isso era um sonho da gente, despoluir a frente da vila de Alter do Chão com as embarcações atracando de forma desordenada e também vai melhorar o visual da área. Esse é um trabalho das secretarias para que as coisas sejam organizadas e possam cada um a partir da aprovação e sanção do projeto começar a utilizar o seu espaço demarcado. Se Deus quiser esse é o primeiro passo para que daqui para frente possamos dar um pulo para resolver outros problemas presentes na vila”, ressaltou o assessor distrital.

Os dados coletados durante a visita técnica serão encaminhados a Secretaria Municipal de Meio Ambiente que em parceria com as demais envolvidas no processo estão elaborando a minuta do projeto de lei que visa estabelecer os limites do ordenamento, sanções administrativas para as embarcações que não estiverem cumprindo a lei e multa em caso de descumprimento do ordenamento fluvial e da legislação ambiental.

“Nós já fechamos mais essa etapa, agora o próximo passo é levar essas informações para que sejam incluídas nessa minuta do projeto de lei, para que em seguida possamos reunir com todos os envolvidos nessa questão para que seja definido o projeto de lei que irá posteriormente para avaliação do prefeito, em seguida a câmara para que seja votado e aprovado, para que seja sancionado pelo prefeito e daí então a gente implementar esse trabalho na vila de Alter do chão, já com toda uma legislação que vai nos possibilitar de fazer a fiscalização e atuar disciplinarmente para com aqueles que não estiverem em acordo com a lei”, explicou o secretário e Mobilidade e Trânsito Paulo Jesus.

Atualmente existem sete seguimentos marítimos no distrito de Alter do Chão, que são: catraias, lanchas, bajaras motorizadas, catamarãs, barcos de turismo, lanchas de passeio/jte ski e lanchas particulares. A demarcação visa estabelecer os pontos onde cada um desses segmentos irá utilizar para fazer a atracação.

Ao todo existem na área costeira de Alter do Chão aproximadamente 250 embarcações.

Prefeitura de Santarém
Assessoria de Comunicação (Ascom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário