domingo, 22 de outubro de 2017

EDUCAÇÃO E GESTÃO: TRAJETÓRIA DE VIDA DE JARSEN GUIMARÃES, NOME MAIS COTADO PRA SER O FUTURO REITOR DA UFOPA

Jarsen Guimarães, professor da UFOPA

Esse texto vai principalmente para quem não me conhece e que sirva de inspiração aos que ainda acreditam na Educação como uma ferramenta de inclusão e transformação social. 

Nascido em Santarém, sou o filho mais velho de uma família de oito irmãos, filhos de uma professora, hoje já falecida, Elza Castro Guimarães e de um comerciário, Romualdo Gonçalves Guimarães, pais de quem herdei os melhores exemplos e lições, que sempre carrego comigo: a de que honestidade, ética, trabalho e estudo são fundamentais para se ter uma vida pautada na serenidade, urbanidade e competência profissional. 

Um breve resumo de minha vida acadêmica: estudei o primário e ginásio no Colégio Batista e fiz o primeiro e segundo ano do segundo grau (antigo científico) na Escola Estadual Álvaro Adolfo da Silveira. Em 1983, ainda não existia instituição de ensino superior em Santarém, obrigando meus pais a fazerem o esforço de custear minha ida para Belém terminar o segundo grau e me preparar para prestar vestibular.

Como os custos de viver em uma capital são altos, enquanto cursava a graduação tive que trabalhar para complementar a ajuda que recebia de meus pais. Essa atividade me proporcionou importantes experiências uma vez que, com apenas 18 anos, já tinha sido contratado por uma holding, estagiando em bancos, dentre outras atividades da área e, com 21 anos de idade, já era Bacharel em Ciências Econômicas com boas referências no mercado. 

No entanto, resolvi voltar para minha cidade de origem com o objetivo de compartilhar as experiências adquiridas na capital e consolidar minha vida profissional perto de meus familiares, amigos e principalmente com o intuito de contribuir com minha terra natal, Santarém. 

Em 1990, comecei a ministrar aulas na Escola Júlia Gonçalves Passarinho e em 1994 concluí uma especialização em educação ambiental na UFPA. Sabendo da dificuldade de profissionais para atuar no ensino superior aqui em Santarém resolvi me inscrever no processo seletivo para o cargo de professor substituto da UFPA, no qual obtive êxito e fui aprovado e onde permaneci até o processo implantação da UFOPA, no qual incorporou o Campi da UFPA em Santarém e a Unidade descentralizada da UFRA formando hoje a nossa querida Universidade Federal do Oeste do Pará. 

Na UFPA e depois UFOPA passei por todas as funções de professor: de substituto fui aprovado para efetivo auxiliar, depois passei para assistente, posteriormente adjunto e hoje sou professor associado da UFOPA, pois, quando a UFOPA foi criada, migrei da UFPA para a Universidade tão sonhada e almejada por nós santarenos e por moradores da região do Médio e Baixo Amazonas, a UFOPA.

Devo minha carreira acadêmica a essas duas instituições: fiz especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Sou professor da graduação, do mestrado e do doutorado. Fui coordenador eleito de Curso da Graduação (Bacharelado em Direito), Coordenador de Curso de Especialização (Ciências Criminais da Amazônia) e Coordenador de Curso de Pós-graduação (Mestrado em Ciências da Sociedade). Fui diretor pro tempore do Instituto de Ciências da Sociedade e, posteriormente Diretor eleito desse mesmo instituto. 

Participo de projetos de ensino, projetos de extensão e projetos de pesquisa, destacando os projetos “Rede Brasil-Amazônia de Gestão Estratégica em Defesa, Segurança Pública e Desenvolvimento” uma parceria da UFPA-UFOPA-UEPA. Sou orientador de alunos da graduação, de alunos do mestrado e alunos do doutorado. Possuo diversas publicações, tanto com colegas de profissão, quanto com os alunos da pós-graduação, graduação e alunos do Observatório Criminal do Tapajós (OBCRIT), do qual fui fundador. Também ajudei a implantar a Revista da Pós Graduação do Mestrado em Ciências da Sociedade, da qual sou Editor Chefe.

Sou pesquisador Capes; consultor ad hoc do Comitê de Ética em Pesquisa da UEPA; membro de corpo editorial de revistas, tendo publicado/organizado o livro “Defesa e Criminalidade - Em busca da convergência para a segurança” pelo Núcleo de Altos Estudos da Amazônia (Naea/UFPA); avaliador de revistas no Brasil; Conselheiro dos Conselhos Superiores da UFOPA (Consun, Consad e Consepe) e Membro da Câmara de Assuntos Econômicos e Financeiros e da Câmara de Assuntos Estudantis da UFOPA. 

Em 2014 fui eleito Diretor do Instituto de Ciências da Sociedade-ICS/UFOPA, para o período (2014-2018), onde busquei reestruturar a forma organizacional, visando melhorar a qualidade de vida da equipe de colaboradores, composta por: técnicos, docentes, estagiários e discentes, além de, dinamizar e dar mais eficiência e eficácia aos serviços prestados pelo Instituto. Trabalho esse que me rendeu a confiança e aprovação de todos os técnicos do instituto.

A minha trajetória de vida é dedicada à educação, além do meu compromisso com a Academia e da necessidade de trabalhar em função do desenvolvimento da educação na região Oeste do Pará e, consequentemente, do desenvolvimento de Santarém e da Região. As experiências de gestão e a busca pela qualificação são contínuas, intensas e presentes nesta trajetória.

Meus pais não me repassaram ouro nem prata, mas as principais riquezas que devem fazer parte de todo cidadão - que hoje, são esquecidas nessa sociedade capitalista imediatista - a honestidade, a lealdade, a perseverança, a humildade e, entre outras riquezas tão preciosas, a educação. 

Todos esses ensinamentos moldaram meu caráter, me alicerçaram e hoje, busco agir com esses mesmos conhecimentos, tanto em minha vida conjugal - casado há 20 anos - quanto na profissional, e além de agir nesta trilha de valores recebidos, compartilho tais ideais com minhas filhas e com meus amigos de trabalho ou amigos de fora do ambiente de trabalho. São responsáveis pela formação do caráter.

Com uma equipe de colegas e amigos altamente preparados, sonhamos em reconstruir a tão sonhada Universidade Federal do Oeste do Pará, que deveria ser a principal propulsora de conhecimento, crescimento e desenvolvimento da Região Oeste do Pará. Sonho baseado num projeto de fortalecimento, expansão e consolidação de uma Instituição que deve ser respeitada e valorizada por todos que fazem parte dela e por aqueles que usufruem de suas ações.

Minha trajetória de vida mostra o meu compromisso com a cidade, com a região e com a Academia. Dessa forma, possuo todas as qualidades e virtudes para exercer papel de liderança, pois quando me envolvo em projetos coletivos sou perseverante, buscando sempre o sucesso de todos, e acima de tudo, não deixo ambições pessoais se sobreporem às coletivas. Sou uma pessoa motivada pelo sucesso e quero compartilhar meus conhecimentos com todos e com todas, para que, posamos construir de forma coletiva um projeto de fortalecimento da nossa instituição, da nossa região, da terra de onde sou natural, quero contribuir para seu desenvolvimento.

Ainda temos muito a sonhar, a aprender com essa Região. Que a realização desses sonhos seja pautado nos ensinamentos e nas verdadeiras riquezas herdados ao longo dessa estrada chamada vida.

Muito obrigado meus pais!!!

Jarsen Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário