terça-feira, 2 de outubro de 2018

OPERAÇÃO FLAGRA DEZ FORNOS DE CAIEIRAS ILEGAIS EM MATA PERTO DO RESIDENCIAL SALVAÇÃO. PRÁTICA É CONSIDERADA CRIME AMBIENTAL. RESPONSÁVEIS FORAM NOTIFICADOS E MATERIAIS LEVADOS AO ATERRO DO PEREMA

 
Equipe chegou ao local após denúncias de moradores

Após denúncias de moradores, as secretarias de Meio Ambiente e de Infraestrutura de Santarém montaram uma operação na manhã desta terça-feira (2) e localizaram dez fornos de caieiras ilegais na mata próxima ao Residencial Salvação. As caieiras eram utilizadas na produção de carvão – esse tipo de atividade é ilegal, considerada como poluição atmosférica conforme o Código Ambiental Brasileiro (Lei Federal nº 9.605/98) e Código Ambiental de Santarém (Lei Municipal nº 17.894/2004).

Queimar qualquer objeto como madeira, sem as devidas condições estabelecidas em licenciamento ambiental em área urbana ou rural é poluição atmosférica. O infrator poderá responder criminalmente com pena que varia de 1 a 4 anos de reclusão, multa grave, além de ter que fazer a reparação dos danos provocados.

Após identificar a ilegalidade, o material encontrado foi retirado por máquinas da Seminfra e encaminhado ao Aterro do Perema. O procedimento será de destruição de todo o material e os responsáveis foram notificados


Material apreendido será destruído

Tendo em vista o intenso verão, novas fiscalizações devem ser realizadas nos bairros com registros de denúncias deste tipo de prática ilegal.

SAIBA COMO DENUNCIAR

Para a denúncia é necessário identificar nome e endereço completo do responsável do crime ambiental. Por isso, a Semma orienta a população que possa fazer a devida identificação e prestar as informações à Secretaria, situada na Av. Silva Jardim, nº 370, bairro Aldeia. Ou ligar para (93) 3522 5452, em horário comercial, 8h às 14h. A identidade do cidadão permanecerá em absoluto sigilo.

JK com informações da Ascom Semma

Nenhum comentário:

Postar um comentário