domingo, 10 de fevereiro de 2019

NÚMERO DE ACIDENTES AUMENTA EM SANTARÉM E PREOCUPA AUTORIDADES LOCAIS


O ano de 2019 começou com uma triste constatação em Santarém: o aumento do número de acidentes de trânsito. Apenas destes primeiros 41 dias, já foram registradas várias mortes, a maioria de forma trágica, causada pela imprudência de condutores e o desrespeito às leis de trânsito. O menino Arthur Pereira de Souza, 11 anos, foi a última vítima desse problema que parece longe de solução na cidade. O garoto foi atropelado na manhã do último sábado (9), quando pedalava sua bicicleta na movimentada avenida Muiraquitã entre as travessas Humaitá e Tamoios, bairro Diamantino. A via não dispõe de espaços apropriados para ciclistas. A criança foi atingida por caminhão-baú. O motorista que atropelou Arthur se apresentou à polícia. Em depoimento, ele disse que avistou a criança na bicicleta, mas não achava que ela atravessaria a avenida. Segundo o seu relato à polícia, ele ainda tentou desviar, mas o choque com a bicicleta foi inevitável.

Muitos acidentes de trânsito registrados em Santarém são provocados por uma mistura perigosa ao volante: o álcool. Na noite de sábado, um motorista embriagado causou um acidente que por muito pouco não resultou em nova tragédia. Esse fato ocorreu na avenida Ismael Araújo com a Travessa Turiano Meira, no bairro Diamantino. O motorista Elinaldo de Jesus da Silva Rebelo avançou a preferencial a atingiu um veículo. Uma adolescente ficou ferida e foi levada para o Hospital Municipal, onde recebeu atendimento médico.

O motorista foi preso e conduzido para a 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil. Após pagar fiança arbitrada de dois salários mínimos, ele foi colocado em liberdade. O delegado Lucivelton Ferreira informou que o exame de dosagem alcoólica constatou que ele estava embriagado quando causou o acidente.

Foi a embriaguez também o motivo do acidente registrado no dia 20 de janeiro, na avenida Mendonça Furtado no cruzamento com a travessa Dois de Junho. O condutor também pagou fiança e foi solto. Felizmente neste caso não houve mortes, apesar de duas pessoas terem sido feridas.

Ancorado no aumento da frota, precariedade das ruas e a imprudência de motoristas, os números de acidentes e de vítimas apenas crescem. Em janeiro ocorreram vários casos.

O blog listou alguns:

Bruno Ribeiro de Sousa, 25 anos, morreu depois que bater de frente com um carro na manhã do dia 6 de janeiro. O acidente ocorreu na avenida Sérgio Henn com a travessa Muiraquitã, no bairro Aeroporto Velho. O piloto da moto perdeu a vida quando tentou fazer uma ultrapassagem perigosa.

No dia 18 de janeiro, outro motociclista foi morto quando o veículo dele atingiu e cheio uma caminhonete na rodovia Curuá-Una. Itamar Farias de Jesus, 29 anos, morreu na hora. O corpo dele foi parar embaixo do veículo.

No dia 2 de fevereiro, Thiago Dantas da Silva, 23 anos, morreu num acidente entre moto e uma carreta na avenida Dom Frederico Costa com a avenida Elinaldo Barbosa, no bairro Santana.

Também no dia 2 de fevereiro, à noite, foi registrado um grave acidente na Curuá-Una, próximo ao bairro Jaderlândia. Wesley Lima de Oliveira e Rosivan Pereira Ferreira, que pilotavam suas motos, morreram após os veículos colidirem violentamente. Na garupa de uma das motos, estava uma criança de 10 anos que sofreu fratura em uma das pernas.

Diante de inúmeros acidentes e de mortes cada vez mais trágicas, a preocupação das autoridades locais aumenta, já que quase que todos os dias ocorrem acidentes em Santarém.

JK

Nenhum comentário:

Postar um comentário