sábado, 15 de outubro de 2011

RESPOSTA AO COMÉNTARIO DO JOVEM SANTARENO JOÃO ALHO NO POST "ANESTESISTAS ACUSADOS DE FORMAR CARTEL EM SANTARÉM"

Interessante que esses médicos anestesista não se uniram para lutar pela efetivacão dos médicos concursados que não foram chamados pela Prefeita de Santarém nem pelo Governador do Estado para trabalharem no Hospital Municipal, no Hospital Regional ou nas unidades básicas de saúde. Esses médicos anestesista não se uniram para pedir mais concurso público para médicos anestesistas em Santarém. Esses médicos anestesias não se uniram para lutar pela melhoria dos salários dos médicos do Programa de Saúde da Família que paga uma miséria em Santarém. Esses médicos anestesistas não se uniram para melhorar as condições de trabalho dos médicos e de outros profissionais que trabalham nas unidades de saúde de Santarém. 

João Alho, por que a categoria mesmo esses médicos anestesistas estão lutando? Certamente não e pela categoria médica e nem pela melhoria da saúde pública em Santarém. Esses médicos também não se uniram pelo fortalecimento do SUS que é uma briga da categoria médica. Eles querem é a privatização do SUS, mas saúde é um direito de todos e um dever do Estado. Este principio do SUS é também a luta dos médicos e de todas as entidades que nos representam. A luta dos médicos não é para fazer nenhum médico ficar rico em cima do sofrimento humano. Lucro na saúde em cima do sofrimento humano é contrario ao que as entidades que representam a nossa categoria querem. Lutar por salário digno no SUS, sim. Lutar por lucros exorbitantes em cima da dor e do sofrimento alheio, não. Certamente lucro exorbitante em cima do sofrimento alheio não é o que nos médicos do SUS queremos.

Obrigada. Nastia Santos - Médica Sanitarista
 
 

3 comentários:

  1. bacana seu comentário, doutora. Mas se cada classe ou especialidade médica tivesse a mesma união que os anestesistas tem em santarém, com certeza a situação estaria melhor. Garanto.

    ResponderExcluir
  2. joão alho quanto mais cartel melhor?

    ResponderExcluir
  3. Na verdade, como em todas as profissões, existem os bons e os maus profissionais, infelizmente prevalece em Santarèm o domìnio dos maus anestesistas sobre os éticos e corretos profissionais da categoria que são "obrigados" e sujeitos a se submeterem ao CARTEL que efetivamente existe. Tem anestesista que quer saber quanto o médico cirurgião está cobrando pelo procedimento para, sobre o valor da cirurgia, cobrar 40% do paciente e, pior, tem uns que cobram até quando a cirurgia é feita sob o patrocinio do SUS. PIOR AINDA, TEM MÉDICO QUE ABANDONA O PACIENTE NA MESA DE CIRURGIA E FAZ ABERTURA, EM IGREJA CATÓLICA, FALANDO ACERCA DO TEMA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012, ALARDEANDO QUE O PAPEL DO MÉDICO NA SOCIEDADE DEVE SER BASEADO NA HUMANIDADE, SERENIDADE, CORREIÇÃO, ÉTICA, E OUTROS BLÁS...BLÁS...BLÁS...NUM COMPORTAMENTO TÍPICO DE FALSO PROFETA. ESSE TEM QUE REZAR MUITO. ESPERO QUE OS PROFISSIONAIS DA MÉDICINA CUMPRAM O COMPROMISSO ASSUMIDO A QUANDO DE SUA FORMAÇÃO TÉCNIDA DE MÉDICO.

    ResponderExcluir