O povo de Uruará precisa de ajuda
Os servidores do município de Uruará interditaram na madrugada da ultima segunda-feira, 12, a BR 230 na altura do KM 160 do trecho Altamira/Itaituba. Os manifestantes ocuparam as cabeceiras da ponte sobre o rio Uruará por volta das 5 horas.
O protesto foi apenas mais um ato na onda de manifestos que se arrastam pelo município nas ultima semanas.
Uruará vive um caos, isso é fato e 80% dos funcionários públicos municipais estão de braços cruzados. O motivo? Talvez o mais absurdo de todos; a falta de pagamento.
Os atrasos variam de setor para setor, e os servidores decidiram fechar a rodovia para tentar atrair a atenção do poder público das esferas estadual e federal, uma vez que dentro do município todas as tentativas de negociação se esgotaram.
A câmara de vereadores instalou uma comissão para investigar as denuncia de desvio de recursos pelo atual prefeito, Eraldo Pimenta, mas na velocidade que estão trabalhando talvez consigam chegar a um parecer em seis meses. Mesmo que sejam comprovadas as irregularidades, segundo a vereadora Maria Pilloneto, os vereadores teriam sido instruídos pela sua acessória jurídica a apenas afastar o prefeito uma vez que um processo de cassação exigiria uma demanda maior de tempo; tempo esse que já não existe pois o atual gestor deve entregar a cadeira mais importante da cidade em menos de dois meses.
O ministério publico de Uruará também se omite em atuar em favor dos servidores, e já agiu inclusive no sentido de coibir as manifestações. Na ultima sexta-feira, 09, o promotor de justiça Arlindo Jorge Cabral Junior participaria de uma reunião com os grevistas na sede da prefeitura para dar explicações juntamente com o prefeito, mas antes de se dirigir ao auditório se envolveu em um bate boca com manifestantes e segundo testemunhas e gravações feitas com celulares chegou a empunhar sua arma sendo retirado do local por policias militares que faziam a segurança do local.
Ainda sobre o senhor promotor, me pasma a agilidade em coibir as manifestações principalmente através de sites e blogs que denunciam a falta de respeito com os trabalhadores de Uruará. Para ele foi muito fácil tentar fechar o blog Uruará em Foco do amigo Valdeci Mecca, com base no artigo 5º inciso IV da constituição federal. Mas Tomar qualquer medida em favor dos trabalhadores que estão sucumbindo com o descaso da atual gestão parece ser inconstitucional para ele.
Já o protesto na rodovia, que teve início ainda durante a madrugada estendeu-se até o final da tarde durante esse período os manifestantes permitiam a passagem apenas de pedestres. Uma longa fila de veículos foi formada em ambos os sentidos.
Foi um protesto pacífico e apesar dos ânimos se acirrarem em alguns momentos, principalmente por parte de alguns passageiros de ônibus que estavam impedidos de atravessar a ponte.
Abaixo algumas fotos:
Fonte: http://uruaraonline.com/mais-um-dia-de-protestos-dos-servidores-municipais-de-uruara/
Nenhum comentário:
Postar um comentário