quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

OPERAÇÃO "PORÃO BRANCO" DA POLÍCIA FEDERAL PRENDE TRAFICANTES E GERENTES DE EMBARCAÇÕES EM SANTARÉM, JURUTI E MANAUS

Policiais federais conduzem Edinei Silva até a Superintendência de Polícia Federal

Uma grande movimentação foi observada na manhã desta quarta-feira, 19, em frente à sede da Superintendência de Polícia Federal (PF) em Santarém, onde 10 pessoas prestaram depoimento, após terem sido presas, acusadas de vários crimes, entre eles, tráfico de drogas, contrabando de mercadorias e outras. Nossa equipe acompanhou a chegada de Késia Costa e Edinei Mota Silva à sede da PF.

Além da dupla, outras pessoas foram levadas à Delegacia da Polícia Federal, entre elas: Samuel Assis Viana, Joelton Pereira, Lucivaldo Gonçalves Souza, Marcley Juscelino Bastos Soares e os marítimos Sandro Manuel Furtado e Solinaldo Viana Pinto, comandante e funcionário do Navio Cisne Branco, que faz linha entre Santarém e Manaus.

Além dos mandados de prisão cumpridos em embarcações no porto e na zona ribeirinha de Santarém, duas pessoas presas em Juruti foram trazidas, também, para a sede da Polícia Federal, entre elas, Gibson Lima Santos e seu comparsa identificado como “Márcio”.

Késia Costa chega à PF e baixa cabeça para 
não ser fotografada

De acordo com o agente da PF, Uilses Tavares, a Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira, a operação intitulada “Porão Branco”, visando combater o tráfico de drogas na região Oeste do Pará. A ação aconteceu em parceria com outros órgãos de segurança, entre eles, a Marinha do Brasil.

O agente Uilses Tavares explica que foram cumpridos 14 mandados de prisão preventiva e 11 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Estadual do Pará. A operação ocorreu nas cidades de Santarém, Juruti e Oriximiná, no Pará; além de Manaus, no Amazonas, contando com apoio da Superintendência da Polícia Federal do Estado do Amazonas.

Segundo o agente Uilses Tavares, em cerca de seis meses de investigações realizadas pela Polícia Federal em Santarém, foram presas em flagrante mais de 15 pessoas e apreendidos aproximadamente 200 quilos de cocaína e 05 quilos de maconha.

A Polícia Federal revelou que a droga era transportada da cidade de Tabatinga, no Amazonas, até a capital Manaus, através de embarcações de pequeno e médio porte. Em Manaus, a droga era fracionada e introduzida de forma dissimulada em embarcações que fazem a linha Manaus/Juruti/Oriximiná/Óbidos/Santarém.

Na maior parte das vezes, segundo a Polícia Federal, tripulantes de algumas embarcações eram aliciados pelos traficantes para realizarem o transporte da substância ilícita. A operação recebeu a denominação de “Porão Branco” em razão de grande parte da droga apreendida ter sido localizada no porão das embarcações.

JK com informações do RG 15/O Impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário