Alter do Chão
A vila balneária de Alter do Chão, localizada a quase 40 quilômetros da área urbana de Santarém, no oeste do Pará foi indicada na página oficial do Ministério do Turismo como uma das praias de água doce que vale a pena conhecer. As opções foram dadas como dicas para passar as férias. Com o título “A beleza das praias de água doce pelo Brasil”, a notícia foi publicada no dia 30 de dezembro.
No site, cinco praias receberam destaque:
Alter do Chão (PA),
Andaraí (BA),
Prainha da Cachoeira da Velha (TO),
Praia da Figueira (MS) e
Caraíva (BA).
A vila balneária é tratada no texto como a praia do rio Tapajós apelidada de “Caribe Amazônico” porque tem areia branca e água azul e cristalina. A praia, conhecida como “Ilha do Amor”, surge em frente a vila no período da vazante do rio Tapajós, entre os meses de agosto e janeiro. O balneário é um dos pontos mais visitados da região e foi eleito pelo jornal britânico The Guardian, em 2009, como a melhor praia do mundo.
Segundo a publicação, apesar do Brasil ter a maior reserva de água doce do mundo – 12%, as praias de rio espalhadas pelo país ainda são pouco conhecidas pelos turistas.
De acordo com o Ministério do Turismo, entre os brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses, 81,7% deverão escolher destinos nacionais. Ainda segundo o Estudo da Demanda Turística Internacional, 62% dos entrevistados a principal motivação de viagens a lazer estão ligadas a sol, praia, natureza, ecoturismo e aventura.
O portal do governo destaca que entre as opções para quem deseja curtir essas praias, além do tradicional banho de rio, estão a de aproveitar as várias trilhas próximas à natureza e curtir a diversão dos passeios de boia e de barco, além da prática de esportes.
Em Alter do Chão, uma das opções é participar da trilha ecológica que leva até a Serra Piroca. Além de passeios que podem durar até um dia, com visita na Floresta Encantada, Lago Verde, trilhas ecológicas com observação de jacarés, quelônios e plantas medicinais. O turista tem a opção de almoçar na praia apreciar o pôr do sol, a revoada dos pássaros e o mergulho dos botos na Praia Ponta do Cururu.
O acesso até o lugar é pela Rodovia Everaldo Martins, PA-457. Os visitantes também podem chegar à vila de barco pelo Rio Tapajós, num passeio que dura cerca de 3 horas.
JK com informações do G1
E se indicar a ponta do cururu tem q levar colete salva vidas!!!ô ponta desgraçada!
ResponderExcluir