Ambulâncias abandonadas por falta de manutenção
Salvar vidas. Esse é o principal papel dos profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu. Em Santarém, a unidade funciona 24 horas e tem sua base nas dependências do Hospital Municipal, onde os plantonistas estão sempre de prontidão para atender as ocorrências. A maioria dos pedidos de socorro é para os casos que envolvem vítimas de acidentes de trânsito. O Samu conta com médicos, enfermeiros, auxiliares e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população. Não há um caso que chegue por meio do número 192 que não receba a atenção e o atendimento em qualquer lugar, seja residências, locais de trabalho ou vias públicas, desses profissionais.
Apesar de todo o empenho, queixas, denúncias e reclamações contra as equipes plantonistas são feitas por algumas pessoas, sobretudo nas redes sociais, onde muita gente, sem entender o trabalho e a dificuldade enfrentada diariamente por esses profissionais, critica um importante serviço prestado à sociedade santarena.
Há dois dias, aqui em Santarém, que Samu está atuando com apenas uma ambulância para atender toda a cidade. A outra unidade está quebrada e sem prazo para voltar a funcionar. Como a população desconhece essa realidade, passa a criticar o trabalho de quem todos os dias se dedicar a salvar vidas, mesmo diante de tantas dificuldades.
O correto seriam quatro ambulâncias para que o Samu pudesse prestar esse atendimento de forma mais imediato às pessoas. Infelizmente, o Poder Público também não colabora e não prioriza os investimentos necessários para garantir a melhor condição de trabalho para esses verdadeiros heróis que todos os dias arriscam suas vidas para salvar a vida de outras pessoas.
Em Maio do ano passado, o ex-deputado Wladimir Costa, disponibilizou emenda parlamentar no valor de R$ 340 mil reais para a aquisição de duas ambulâncias. O dinheiro já está na conta na prefeitura mas até o momento não foi realizado a licitação.
JK
Nenhum comentário:
Postar um comentário