quinta-feira, 23 de maio de 2019

FERNANDO HADDAD FARÁ PALESTRA SOBRE EDUCAÇÃO SUPERIOR AMANHÃ (24) EM SANTARÉM. A PALESTRA COMEÇA ÀS 8 HORAS NO AUDITÓRIO DA UFOPA, CAMPUS TAPAJÓS

Fernando Hadad fará palestra sobre o 
"Ensino Superior e Inclusão Social na Amazônia"

Em viagem pela Amazônia, Fernando Haddad fará uma palestra em Santarém. A programação será no dia 24 de maio, no Auditório da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), campus Tapajós, a partir das 8 horas da manhã. 

O professor doutor irá ministrar uma palestra com o tema, “Ensino Superior e Inclusão Social na Amazônia”. Integram a comitiva de Haddad lideranças políticas e acadêmicas. Em sua história de vida, Haddad coleciona títulos e conquistas na política. 

Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), Fernando Haddad é docente do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e professor do Insper. Haddad foi Subsecretário de Finanças do município de São Paulo (2001-2003), Assessor Especial do Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão (2003-2004), Secretário Executivo do Ministério da Educação (2004 -2005) e Ministro da Educação (2005-2012), além de prefeito da cidade de São Paulo (2013-2016). 

Fernando Haddad recebeu, em 2011, o título de Doutor Honoris Causa pelo Conselho Universitário (Consun) da Ufopa, pelos serviços prestados à educação no Brasil e, em especial, à educação no interior do estado do Pará. Em 2018, junto a Manuela D`ávila, obteve mais de 47 milhões de votos, sendo o segundo colocado nas eleições presidenciais.Haddad também estará em Manaus, no Amazonas, no dia 23. 

Após o evento em Santarém, no dia 24, seguirá para Belém. No dia 25 estará em Concórdia do Pará, no Sudeste do estado. Na memória nacional, Haddad impactou o sistema educacional brasileiro com projetos inovadores, buscando ampliar o acesso das pessoas menos favorecidas à educação pública. Nomeado como Ministro da Educação em 2005, no governo Lula, implantou o Programa Universidade para Todos (ProUni), modificou e ampliou o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Criou também o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), ampliando o investimento em educação de 3,9% para 5,1% do PIB nacional. Na gestão de Haddad no Ministério da Educação foram criadas 14 novas universidades federais no país, dentre elas da Ufopa e a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Só no Pará foram 18 campi do Instituto Federal do Pará (IFPA), incluindo o campus de Santarém, Óbidos, Altamira e Itaituba, no Oeste paraense. 

O acesso ao ensino superior e tecnológico aumentou 195% em 10 anos. Assinam o convite à população, a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura do Pará (Fetagri Pará), Central Única dos Trabalhadores e Trabalhadoras (CUT) e do Sindicato dos Urbanitários. O Partido dos Trabalhadores e o Partido Comunista do Brasil (PC do B) participam da mobilização do evento.

Ascom/PT-PARÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário