terça-feira, 18 de junho de 2019

PREFEITURA LANÇA PROGRAMA DE SAÚDE NA UNIDADE DO BAIRRO VITÓRIA RÉGIA. PROGRAMA SAÚDE NO BAIRRO VAI LEVAR ATENDIMENTO COM MÉDICOS DE VÁRIAS ESPECIALIDADES PARA ATENDIMENTO A POPULAÇÃO

Prefeito Nélio e a secretária de saúde, Dayane Lima 
com os servidores da saúde

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), fez hoje o lançamento do Programa Saúde no Bairro. A primeira ação aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vitória Régia, por conta do aniversário de 5 anos da UBS.

O prefeito Nélio Aguiar e a secretária de saúde Dayane Lima, estiveram prestigiando o primeiro dia da programação de aniversário da UBS e também o primeiro dia das ações de saúde que a partir de agora acontecerão mensalmente nas UBSs santarenas, por meio do Programa Saúde no Bairro.






A expectativa é que sejam ofertados mais 300 atendimentos nesta primeira ação. O objetivo da ação é levar atendimento médico aos pacientes das UBSs, diminuindo a demanda reprimida nas especialidades de ortopedia, otorrinolaringologia, cirurgia geral e dermatologia. A ação também deve desafogar outros centros de atendimento como o Hospital Municipal e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h.

"Até me surpreendi quando recebi uma ligação da equipe da UBS para vir hoje passar pela consulta com o médico ortopedista", disse a cuidadora de idosos Patrícia Jaqueline Santana, que já aguardava há 7 meses por uma consulta com o especialista, em virtude de um problema na coluna. Ela é moradora do bairro Vitória Régia e é paciente da UBS. "Isso é muito bom, pois agiliza o atendimento e sei que tem gente que espera há muito mais tempo do que eu por uma consulta. Já fui em busca de atendimento na UPA e no municipal, mas agora com o serviço disponibilizado na unidade, tenho certeza que vou resolver meu problema aqui mesmo", salienta Patrícia Santana.

A secretária de saúde, Dayane Lima explica que a ação é organizada em cima do levantamento feito pela gerência de cada UBS. Ela salientou que o principal objetivo é disponibilizar mais facilmente o atendimento médico à população, levando esse atendimento mais próximo ao paciente. "Pensamos nisso para melhorar o fluxo de atendimento à população. Com isso, garantimos um atendimento mais rápido aos pacientes que estão há algum tempo na lista de espera e também diminuímos a demanda reprimida que temos nas nossas unidades de saúde", pondera.

O prefeito Nélio Aguiar informou que além dos atendimentos médicos de especialidades nos bairros, a ação deve facilitar a realização de exames como raio-x e ultrassonografia, por exemplo. "Temos um número grande de solicitações tanto de consultas com especialistas quanto de exames. Disponibilizando a equipe médica na própria unidade, a gente pretende zerar essas demandas, inclusive com o agendamento especial para os exames de raio-x, que durante as ações do programa saúde no bairro, serão feitos no hospital municipal", salienta.

Ao todo, serão 4 dias de atendimentos na UBS Vitória Régia e serão disponibilizados apenas aos pacientes que já fazem acompanhamento na unidade de saúde. "Com esta ação, teremos uma redução significativa na nossa pasta de referência. Demos prioridade para as solicitações mais antigas. Entramos em contato com nossos pacientes para que eles pudessem vir à unidade para serem atendidos. Isso vem contribuir bastante com a saúde da população do bairro, pois aproxima o atendimento de saúde ao usuário", finaliza a gerente da UBS Vitória Régia, enfermeira Danielle Lopes.

Uma próxima ação do Programa Saúde no Bairro vai acontecer na UBS Nova República, em data a ser definida, já que depende da disponibilidade dos médicos especialistas que prestarão o atendimento à população.

Ambulatório Médico de Especialidades (AME)

Nélio Aguiar aproveitou a oportunidade para informar que já vem tentando recursos junto ao Ministério da Saúde, para a construção do Ambulatório Municipal de Especilidades – o AME, com prédio próprio, com conforto e estrutura adequados. Ele salientou que atualmente o ambulatório funciona em Santarém em um prédio alugado, o que deve mudar em breve. "Estamos com esse projeto junto ao Ministério da Saúde e a gente espera em breve conseguir implantar em Santarém uma estrutura melhor, disponibilizando todas as especialidades para atender o maior número de pacientes com maior qualidade, implantando o AME em Santarém", afirmou o Prefeito.

Programação de aniversário da UBS Vitória Régia

A programação de aniversário da UBS Vitória Régia prossegue até o dia 24 de junho, em comemoração aos 5 anos da unidade.

Durante a ação, serão disponibilizadas atividades educativas sobre saúde, atendimentos médicos, avaliação odontológica, aplicação de flúor, exame ginecológico (PCCU), vacinação, testes rápidos, corte de cabelo, expedição de cartão SUS, teste de glicemia, aferição de pressão arterial (PA), dentre outros.

A população do bairro e adjacências poderá participar das atividades fazendo consultas com o clínico geral. As atividades serão realizadas pela manhã, das 8h às 12h.

Confira:

Dia 17/06 (manhã):

- Consulta com Ortopedista
- Consulta com Cirurgião Geral

Dia 18/06 (manhã):

- Consulta com otorrino
- exame preventivo do câncer de colo de útero (PCCU)

Dia 19/06 (manhã):

- Aplicação de flúor
- Avaliação odontológica
- Vacinas (demanda espontânea)
- Testes rápidos (demanda espontânea)
- Limpeza de óculos
- Sobrancelha
- Corte de cabelo
- Consulta com nutricionista
- Aferição de PA (demanda espontânea)
- Teste de glicemia
- Consulta medica (Clínico Geral)
- Expedição de cartão SUS (demanda espontânea)

24/06 (manhã):

- consulta com dermatologista

Ascom/PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário