segunda-feira, 16 de setembro de 2019

SAIRÉ 2019: FISCAIS DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA FISCALIZAM BARRACAS NA PRAIA DE ALTER DO CHÃO. AÇÃO É PARA ORIENTAR E PREVENIR BARRAQUEIROS QUANTOS A REGRAS NECESSÁRIAS PARA A COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS, BEM COMO AS LICENÇAS INDISPENSÁVEIS PARA REGULARIZAR E CERTIFICAR OS VENDEDORES DURANTE A MAIOR MANIFESTAÇÃO CULTURAL DO PARÁ

Ações buscam manter a qualidades dos produtos que serão comercializados no Çairé 2019

Antecedendo a Festa do Çairé 2019, equipes da Vigilância Sanitária (VISA) coordenados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) da Prefeitura de Santarém iniciaram na última semana um trabalho preventivo e de monitoramento na vila balneária de Alter do Chão. O objetivo é orientar vendedores ambulantes e comerciantes locais quanto aos cuidados e regras necessárias para a comercialização de produtos, bem como as licenças indispensáveis para regularizar e certificar os vendedores durante a maior manifestação cultural do Pará.

Como parte do trabalho, uma palestra foi realizada na última sexta-feira (13) com vendedores ambulantes que vão comercializar produtos na Praça do Çairé, na praça 7 de Setembro e na Ilha do Amor. Na ocasião, foram repassadas orientações sobre boas práticas de manipulação de alimentos, acondicionamento de produtos, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), dentre outros.

As equipes também estão fazendo o cadastro dos comerciantes que vão vender seus produtos durante o Çairé, orientando sobre a retirada das licenças necessárias para a autorização de funcionamento dos pontos de vendas. De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária em Santarém, Walter Matos, a finalidade é monitorar e disciplinar a comercialização de produtos durante a festa.

Walter Matos explicou que as atividades da Vigilância prosseguem durante os três dias do Çairé, através de parcerias com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). “Estamos orientando tanto vendedores quanto consumidores para que todos tenham tranquilidade durante a festa. Vamos fazer o monitoramento e a fiscalização de produtos e serviços, com a finalidade de prevenir e reduzir os riscos à saúde individual e coletiva, com o objetivo de evitar surtos ou doenças transmitidas por alimentos - as DTA’s, aquelas causadas pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados”, salientou.

Ao todo, 20 profissionais da Vigilância Sanitária estão trabalhando em Alter do Chão para garantir segurança alimentar durante a festa do Çairé 2019.





Dayse Lima, Agência Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário