terça-feira, 12 de novembro de 2019

HOSPITAL REGIONAL DE SANTARÉM, PROPORCIONA DIA DE PRÍNCIPE E PRINCESA PARA PACIENTES EM TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER. O BLOG PARABENIZA A DIREÇÃO DO HOSPITAL PELA LINDA AÇÃO

Em ação especial desenvolvida com o apoio de voluntários, dois pacientes tiveram um dia especial 
com tratamentos de beleza e almoço com 
vista para o rio Tapajós

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, proporcionou na última sexta-feira (8), um dia de príncipe e de princesa para dois pacientes que estão em tratamento contra o câncer na unidade. A ação, que faz parte das atividades da Campanha Outubro Rosa e Novembro Azul, teve como finalidade permitir que Antônio Cruz, de 68 anos e Margarete Silva, de 59 anos, esquecessem um pouco da rotina cansativa do tratamento, se distraindo com momentos de lazer e bem-estar, nunca vividos antes.

A Pró-Saúde, gestora do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), conta com o apoio de diversos grupos de voluntários para tornar o ambiente hospitalar mais humanizado, acolhedor e propício à recuperação dos pacientes que passam diariamente por tratamento nas unidades geridas pela entidade em todo o país.

A ação foi possível por meio de parcerias fechadas com empresas voluntárias. A empresária Lianete Egwart, dona de um espaço de estética, foi uma das voluntárias, e não hesitou em colaborar. “Sempre quis participar de iniciativas como esta, mas não achava o caminho certo. Quando a equipe do hospital falou sobre a parceria, aceitei na hora. Não estou apenas dando um dia especial apenas a eles, mas também a mim mesma e as minhas colaboradoras. Vai um pouco do nosso amor para eles, e sem dúvida, eles nos deixam com muita gratidão no coração, em podermos ser solidários neste momento tão difícil que enfrentam com a saúde. Que essa ação especial seja um combustível para ajudá-los a vencer essa luta”, desejou.

O dia especial começou no Hospital, mas dessa vez nada de agulhas ou medicamentos. Antônio e Margarete, acompanhados com a esposa e a neta, respetivamente, receberam as boas-vindas do diretor Hospitalar do HRBA, Hebert Moreschi. Em seguida, foram transportados até o Lia Spaço Corpo, onde fizeram manicure e pedicure. Antônio recebeu cuidados nas sobrancelhas e Margarete deu um toque na beleza com a maquiadora voluntária Maria Chaves.

Margarete está em tratamento contra um carcinoma na região da axila. Já passou por quimioterapia, radioterapia e fez cirurgias para retirada do tumor. Ela atuava como chefe de cozinha, e não vê a hora de estar curada para voltar às atividades normais. “Estou tendo um dia incrível, nunca pensei em viver isso. Já fui no salão algumas vezes, mas com esse tratamento todo, é a primeira vez. A gente não se sente só bem, se sente vivo e amado”, disse contente.

Antônio faz tratamento no hospital para combater um câncer na próstata. Natural de Oriximiná, seu o desejo é alcançar a cura o mais breve possível, para voltar à sua cidade. “É um dia muito feliz, uma experiência única. Agradeço a toda a equipe do hospital por nos proporcionar esse dia, um momento que vai deixar minha vitória mais brilhante”, ressalta.

O passeio levou príncipe e princesa até o restaurante Casa do Saulo, que fica em uma praia na comunidade Carapanari, e também foi voluntário na ação. A paisagem do lugar, composta por floresta e pela imensidão do rio Tapajós, deixou os dois deslumbrados. A visita foi inédita para ambos. Para o dia ficar registado além da memória, a fotógrafa voluntária, Vanessa Barros, realizou um ensaio fotográfico com os pacientes.

“Passamos por muitas fases no decorrer de nossa vida e a fotografia tem o poder de eternizar esses momentos. As vezes estamos na correria do dia a dia, no caso deles, na correria do tratamento. São turbilhões de emoções. A fotografia proporciona o aumento da autoestima, a certeza de que temos força dentro da gente e podemos vencer qualquer barreira. Minha fotografia é baseada no poder que temos em nosso interior”, destaca a fotógrafa.

Especializado em casos de média e alta complexidades, o HRBA é referência em atendimentos de oncologia no oeste do Pará, e reconhecido como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil.

“Sabemos que os pacientes quando recebem diagnóstico de câncer, tendem a ter uma reação negativa, porque realmente não é fácil. Mas hoje, esses dois pacientes tiveram um dia extremamente especial em suas vidas, mostrando que é possível realizar um tratamento oncológico e ter uma vida normal, aproveitando o convívio familiar e social. Queremos mostrar que mesmo enfrentando uma doença, eles estão vivos, e devem compartilhar a alegria com todos que os rodeiam. É um dia especial para nós também. O príncipe e a princesa representam todos os pacientes”, afirma o diretor Hospitalar, Hebert Moreschi.

O HRBA atende a uma população de 1,1 milhão de pessoas residentes em 21 municípios da região, e é certificado pela Organização Nacional de Acreditação com o nível máximo de qualidade, a ONA 3 – Acreditado com Excelência.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 22 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.








Anna Karla Lima/Ascom do HRBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário