segunda-feira, 1 de agosto de 2016

PRAIAS DE SANTARÉM SÃO ATESTADAS COMO PRÓPRIAS/EXCELENTES PARA O BANHO CONFORME O III ESTUDO DE BALNEABILIDADE DAS ÁGUAS REALIZADO PELA UFOPA

Estudo feito pela UFOPA

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), divulgou na manhã desta segunda-feira (01/08), os resultados do III Estudo de Balneabilidade, do Programa Municipal de Monitoramento das Águas, idealizado pela atual gestão. 

O laudo técnico conclusivo, assinado pelo coordenador de Laboratório de Biologia Ambiental da Universidade Federal do Oeste do Pará, Prof. José Reinaldo Pacheco Peleja, atesta que TODOS os pontos analisados, desde a Praia da Ponta do Muretá até a Praia do Maracanã, têm condições PRÓPRIA/EXCELENTE para o banho para um padrão mais restritivo para a bactéria Escherichia coli, que causa a hepatite e outras doenças graves. 

A UFOPA divulgou um boletim comparativo entre a primeira coleta, realizada no primeiro semestre de 2015, e a atual, realizada entre 29/05 a 29/06. Nesse período de enchente do Rio Tapajós, todos os pontos analisados têm condições EXCELENTES para o banho. 

NENHUM local apresentou condição imprópria para o banho. O Estudo demonstra que em Alter do Chão houve avanços em relação ao primeiro Estudo. Por exemplo, para um padrão menos restritivo, em relação a Coliformes termotolerantes, o Estudo apontou que em locais onde houve condições Impróprias e Satisfatórias, passou para Própria/Satisfatória e Própria/Muito Boa.

O secretário de Meio Ambiente, Podalyro Neto, citou salientou as medidas adotadas pela Prefeitura, principalmente em Alter do Chão, em relação a coleta de lixo diária, proibição de atração de embarcações em torno da ilha, por meio de Decreto assinado pelo prefeito Alexandre Von, instalação de banheiros químicos na Ilha do Amor e outros pontos, sinalização e educação ambiental aos usuários e medidas de esgotamento sanitário. 




O Estudo foi realizado conforme estabelece a Resolução 274 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

JK

Nenhum comentário:

Postar um comentário