Na última quarta-feira (22 de junho), dia do aniversário de Santarém, estudantes promoveram uma pequena mas barulhenta manifestação contra a situação de abandono da "Pérola do Tapajós". Vozes indignadas embaladas pela eloquência juvenil exclamavam em alto e bom som a palavra de ordem “Fora Maria!”. O ato contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas, a maioria jovens estudantes secundaristas do colégio Santa Clara.
"Não é de agora que somos reprimidos com violência por essa prefeita", afirmou um líder sindicalista que também acompanhava o movimento.
Apesar de tudo, os gritos de protesto se intensificaram. Ao final do ato público, os estudantes – alguns machucados - saíram convictos da importância do movimento e da organização estudantil para lutar por melhorias em Santarém e contra os abusos dos donos do poder. A onda de protestos deve prosseguir nos próximos dias e semanas.
A próxima ação dos indignados santarenos deverá ocorrer em frente ao Ministério Público, órgão no qual os estudantes apresentarão uma série de pautas a serem executadas pelo poder público municipal.
* Felipe Bandeira é diretor do DCE-UFOPA e militante do coletivo Romper o Dia!
nós estudantes agradecemos pela publicão, pois a maioria das pessoas se calaram perante a esse absurdo que é a administração da Maria do Carmo!!! fomos espancadas via publica, tratados como um lixo, pois ela nos trata como trata a cidade. FORA MARIA é só um meio de mostrar nossa indignação, e com todacerteza de onde veio esse virá muito mais....
ResponderExcluirobrgada ----> estudades