No início de 2011, o neto de um conhecido e famoso colecionador (já falecido), encontrou jornais datados do ano de 1956, narrando passo a passo, um fato histórico ocorrido no município de Santarém e que teve repercussão internacional.
Trata-se de um achado inédito com informações históricas precisas sobre o levante que ficou conhecido como ‘A Revolta de Jacareacanga’, protagonizado pelo major Haroldo Veloso, líder de um grupo de militares que se rebelou contra o então presidente Juscelino Kubitschek.
Uma exposição com todo material, incluindo cartas do brigadeiro, panfletos, flâmulas, fotos autografadas e jornais da época, já está sendo organizada.
O evento deve ocorrer no próximo semestre.
O evento deve ocorrer no próximo semestre.
O golpe
O major Haroldo Veloso, graduado da Aeronáutica, e o capitão José Chaves Lameirão, comandaram uma rebelião em fevereiro de 1956, logo após a posse de JK.
Os oficiais sequestraram um avião que desembarcaria na base militar do Rio de Janeiro e desviaram sua rota para o município de Jacareacanga (PA), dando início a um golpe militar.
Foram necessários apenas dez dias para que os militares rebeldes tomassem o controle das cercanias de Santarém, Itaituba, Aragarças e Belterra, cidades próximas ao local da rebelião.
Parte da população dessas regiões apoiou o golpe.
Santarém serviu de base para o major Haroldo Veloso e se tornou o centro de todas as atenções do país, naquela época.
Nenhum comentário:
Postar um comentário