O Diário Oficial de hoje, dia 15 de Agosto publica a Medida Provisória nº-542 de 12 de Agosto de 2011, assinado pela Presidente da Republica,Dilma Russef, que altera o tamanho do Parque Nacional da Amazônia. O parque com a Medida passa a ter 1.089.436 há (um milhão oitenta e nove mil,quatrocentos e trinta e seis hectares).
Com esta Medida Provisória, percebesse que as 14 comunidades que hoje estão ameaçadas de serem retiradas por se encontrarem em torno do parque estão garantidas de continuarem trabalhando, já que com o ato da Presidente da Republica elas ficarão fora do parque. Inclusive diz a Medida que as áreas desafetadas do Parque Nacional da Amazônia, em seus limites lestes, deverão ser destinadas para o estabelecimento de Projetos de Assentamento Sustentáveis, a serem criados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária-INCRA. Outro artigo da Medida diz que o Instituto Chico Mendes e o INCRA procederão a demarcação dos limites leste do Parque.
O objetivo da redução do tamanho do Parque esta ocorrendo devido a construção do complexo hidrelétrico do Tapajós, que ira alagar parte da margem esquerda do rio, onde é área do Parque. Com a inundação o porto do Buburé vai desaparecer, assim como também vários quilômetros da rodovia Transamazônica, que terá seu percurso mudado devido a inundação com a construção do lago até nas proximidades das cachoeiras do Jatobá.
Fonte: blog do Peninha
O porto do Burburé fica localizado as margens do Tapajós a 72Km na Transamazônica de Itaituba a a cidade de Jacaré-a-Canga.
ResponderExcluirDo outro lado do Rio, ficam a cacheira de São Luiz,a Cidade de São Luiz e a Vila de Pimental. Seu solo é basicamente formado de Arenitos calcários e não servem para a agricultura.
Na década de 70, com a construção da transamazônica, houve um grande projeto de colonização, o Governo Federal mandou até construir casas para os colonos paranaenses e gaúchos que posteriormente as abandonaram por impropriedade do solo.
"Se derrubar aquela selva, vira Deserto!"
Naquele subsolo abrigam sim, imensas riquezas minerais, bem como ouro, balxita, cassiterita, maganez e outros.