A fotografia ao lado não foi tirada no Iraque. Foi tirada de dentro de um carro. Ao fundo – não parece – é a rua por onde os automóveis, as bicicletas, os pedestres deveriam passar. Quando um morador lhe disser que certa rua “fechou”, ele está querendo dizer que o mato, os buracos e o lixo tomaram conta da rua. Este é apenas um pedaço da cidade de Santarém que bem representa o restante do Município. Culpa das chuvas? Culpa de São Pedro? Culpa do povo que não tem mais o que fazer e vem reclamar dessas coisas? Não, responsabilidade do Poder Público Municipal. Cadê a Prefeitura? Cadê o retorno do IPTU, ISS, ITBI e das taxas, que são bem caros?
Se fosse somente essas crateras o problema de Santarém, vocês poderiam ficar despreocupados. Que é que tem uns buraquinhos e uma suspensão de carro arrasada? Faz parte de sua aventura – assim devem pensar alguns secretários municipais. Mas, acredite, isso é o de menos.
Santarém não possui segurança pública. Ontem policiais militares mataram dois assaltantes. Aqui tem um campo muito fértil para os bandidos atuarem: muitas crianças, jovens, pouca oferta de emprego, diversão e lazer, poder público omisso, dinheiro sendo desviados em obras superfaturadas, etc. A prefeitura só quer saber de contratar empresas e encher os cofres. O estado que cuide da segurança pública.
Quem vive há décadas em Santarém nunca poderiam imaginar que a cidade chegaria ao ponto a que chegou. Quando que iríamos pensar em ver crianças pedindo esmola na rua ou cheirando cola? Quando iríamos pensar em assaltos? Em Belém, sim, mas não em Santarém!! Quem pensaria em ver um dia mendigos e camelôs infestando as calçadas diante de pequenos e médios empresários garroteados com impostos?
Vejam vocês com seus próprios olhos, para não acharem que aqui fazemos propaganda política ou ideológica ou contra o governo. A prefeita que aí está foi eleita com expressiva maioria, nós demos um voto a ela. Mas, fomos traídos.
O governo municipal não pensa num projeto de médio e longo prazo.
O que está acontecendo aqui é o que se deu em tantas outras cidades que cresceram artificialmente, apenas sob o ritmo da ganância de políticos e grupos econômicos sem escrúpulos. Veremos nascerem favelas, saidinha de banco e seqüestros relâmpagos. Tráfico de drogas, assaltos e estupros, já estão presentes aqui – como nunca estiveram – mas, daqui por diante vão aumentar em escala surpreendente.
A saúde pública em Santarém é caso de polícia – todos sabem. Vidas estão morrendo nos leitos. Médicos são acossados, sem material e condições de trabalho. A dengue se espalha. Não há continuidade do serviço público. Não há planejamento estratégico de longo alcance! Apenas factóides para garantirem as eleições no ano que vem. Vamos dar outro voto de confiança? Só se fôssemos otários ou masoquistas, prefeita!
Mas, não podemos confundir o “governo de Santarém” com Santarém inteira. A cidade, graças a Deus, não graças ao governo, é muito maior que essas políticas de rapinagem que estão fazendo aqui. Suas belezas são superiores a essa feiúra de narizes empinados que sobem as escadarias do prédio da prefeitura, saboreando alguns meses de poder, como fossem verdadeiras majestades. Santarém sobreviverá a essa nuvem negra que paira sobre ela, que veio soprada de outros rincões.
Click Abaixo e continue lendo
Em Santarém também temos pessoas de coragem, que são verdadeiros heróis. Sem recursos financeiros ou políticos, utilizam-se de uma arma, que é das mais fortes – a Verdade. Com seus mouses conseguem denunciar as falcatruas do município, mostrando que a Rainha está nua. Não têm medo de retaliações, num município sem segurança. São as nossas minorias abraâmicas. São nosso Rei Davi, que girando uma pequena pedra, alcança e derruba a gigante do poder público e econômico. Parabéns ao Blog do Jk, pela sua coragem e determinação de tentar salvar a cidade, botando a boca no trombone. Parabéns a você JK, que hoje paga o preço de ter denunciado os desmandos desse governozinho! Parabéns a todos os que se empenham em mostrar a Verdade!
Meus pêsames aos vereadores que, podendo – e é esse seu papel -, não moveram uma palha para tentar desbaratar essa quadrilha que se instalou em Santarém. Pêsames àqueles que – tendo a função social de investigar e denunciar – apenas fazem jogo de cena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário