quarta-feira, 6 de junho de 2012

CADÊ O FORTE DOS TAPAJÓS DE SANTARÉM?

A população de Santarém no oéste do Pará, reclama que até os dias de hoje não lhes foi dada nenhuma explicação sobre o desaparecimento dos equipamentos e edificações do marco histórico e patrimônio cultural de nosso povo “FORTE DOS TAPAJÓS DE SANTARÉM” que existia na colina em frente esta cidade de Santarém.

Erguido por determinação do governador e capitão-general do Estado do Maranhão e Grão-Pará, Antônio de Albuquerque Coelho de Carvalho (1685-1690), foi um dos quatro fortes erguidos pelo maranhense capitão Francisco da Mota Falcão, Em taipa de pilão, a sua planta apresentava a forma de um polígono quadrangular regular, com vinte e duas braças de lado, e baluartes nos vértices.

Quando da elevação do povoado a Vila com o nome de Santarém, a estrutura passou a ser conhecida como Fortaleza de Santarém.

Sofreu reparos e melhorias em 1740 e em 1782, quando foi reedificado. Quando inspecionado em 1784 pelo Governador Martinho de Souza Albuquerque, este considerou-a como a mais regular de todas as que haviam sido construídas até então . Serviu de quartel a um destacamento encarregado de reprimir levantes indígenas na região.

Em 1749 o Mestre de Campo José Miguel Aires relatava que o baluarte e a cortina voltados a Leste não mais existiam, os baluartes voltados a Oeste encontravam-se no chão, a capela e os quartéis imprestáveis. Posteriormente, em 1762, sob a orientação de Domingos Sambucetti foi reconstruído em pedra e cal.

No século XIX sofreu reparos em 1803 por sugestão do Coronel Teodósio Constantino de Chermont e de seu comandante, Capitão Paulo José Vicente Pereira. Encontrava-se arruinada em 1839 e foi novamente reparada em 1867 e também em 1854

Geraldo Canto

Nenhum comentário:

Postar um comentário