terça-feira, 5 de junho de 2012

GOVERNO ENTREGA ESCOLA REVITALIZADA EM SANTARÉM E ANUNCIA NOVAS OBRAS

“Quando alunos e professores têm um lugar adequado para estudar, todos se sentem mais comprometidos com o ensino e a aprendizagem. Nós temos mais do que amor por essa escola, temos um vínculo, uma história, criamos raízes aqui”. Este foi o relato emocionado do estudante Felipe Costa, do 1º ano da Escola Romana Tavares Real, ao se deparar com a nova estrutura do espaço escolar, entregue pelo Governo do Estado nesta segunda-feira, 4, no município de Santarém. 

A escola existe há 22 anos e há 15 não passava por nenhum tipo de intervenção em sua infraestrutura, o resultado disso era um prédio com condições estruturais precárias, telhado danificado, paredes infiltradas e banheiros sem condições de uso. “Quando chovia ficava apreensiva por conta das goteiras e das infiltrações. Em dias de temporais éramos obrigados a suspender as aulas”, conta a diretora Marcina Canto. A nova “Romana Leal Tavares” irá atender mais de 450 alunos.

O início das obras também propiciou aos professores e alunos o enfrentamento de grandes desafios. Ao longo de quatro anos, os alunos tiveram que se dividir em quatro outras unidades de ensino, foram elas: Júlia Passarinho, Padre Manoel, Gonçalves Dias e Clube Estandarte. “Era uma realidade muito difícil para todos nós aqui. Para eu administrar e os professores lecionar nesta escola que funcionava em vários espaços, era um desafio. Já os nossos alunos tinham dificuldade de aprender, tanto que cerca de 200 abandonaram a escola neste período”, relatou a diretora.

Mesmo assim, o desafio de ensinar e aprender foi enfrentado por esta comunidade escolar. Tanto que juntos eles desenvolveram vários projetos pedagógicos, como o "Mais Educação", Banda de Fanfarra, Grupo de Dança Folclórica, o projeto ambiental "Agenda 21", projeto de "Arte, Letramento e Matemática", entre outros.

Com o prédio, que possui seis blocos, com três salas de aula cada, totalizando 18, além de banheiros adaptados para os portadores de necessidades especiais, espaço para recreio coberto e quadra, tudo revitalizado, a expectativa de todos é que estes projetos exitosos se desenvolvam. A escola ganhou ainda plantio de grama, árvores e espaços identificados. Resultado de um investimento no valor de R$ 799.542,14.

Compromisso

A cerimônia de entrega do novo espaço foi marcada pela presença do vice-governador do Estado, Helenilson Pontes; do secretário Especial de Promoção Social, Nilson Pinto; do secretário de Estado de Educação, professor Cláudio Ribeiro, além de outras autoridades. Eles prestaram contas dos compromissos assumidos e anunciaram outras ações na área da educação para a região.

Para o vice-governador, este é só o início do projeto que o Governo do Estado tem para a educação pública de Santarém. “Recebemos o Governo com déficit nas suas contas, mas já conseguimos equilibrar o orçamento para resgatar todos os compromissos que assumimos durante a campanha. Além da educação, Santarém receberá também diversos investimentos em infraestrutura, saúde e saneamento. Este é só o começo”, afirmou Helenison, que durante discurso ainda anunciou a lista das outras escolas que serão reformadas: “Nesta primeira etapa de recuperação de escolas em Santarém, o Governo do Estado já garantiu a reforma das escolas Mônaco de Matos, Maestro Wilson da Fonseca, Almirante Soares Dutra, Álvaro Adolfo da Silveira, Barão do Tapajós, São Felipe, Frei Othimar, Gonçalves Dias e Plácido de Castro”.

O secretário Especial Nilson Pinto destacou, além da reforma da escola Romana Tavares, as obras nas escolas Nossa Senhora de Guadalupe, Olindo do Carmo Neves, Onésima Pereira de Barros e Richard Henningtonn, todas finalizadas em 2011. “Compromisso assumido e cumprido. Isso demonstra que o nosso projeto de reconstrução do estado perpassa pela melhoria da qualidade de ensino, que tem a ver com a recuperação dos prédios escolares, que só este ano tem mais de 100 milhões de reais destinados para a reforma de 200 escolas. Além disso, valorizando os professores, garantimos o pagamento do piso nacional”.

A melhoria da qualidade de ensino, de acordo com o secretário de Estado de Educação, professor Cláudio Ribeiro, também passa por uma revolução que tem que acontecer dentro da escola e com o comprometimento de todos que fazem parte da comunidade escolar. “Para tanto estaremos implantando a partir do ano que vem o projeto "Jovem de Futuro", que revolucionará o Ensino Médio, com a implantação de um novo modelo de gestão nas escolas. Além do projeto "Escola de Tempo Integral", pois acreditamos que o lugar do jovem é dentro da escola, fazendo parte das mais variadas ações que este espaço tem a oferecer”, ressaltou.

Depois do anúncio das 10 escolas que serão reformadas a partir deste ano, bem como, a entrega da escola tecnológica de Santarém, das obras da 5ª Unidade Regional de Educação de Santarém, além da cobertura da quadra de esportes de mais 11 escolas, o vice-governador do Estado, Helenilson Pontes reafirmou que neste ano o governo começou a apresentar os primeiros resultados "e a entrega desta escola é um exemplo disso e só o início de muitas ações voltadas para Santarém na área da educação, que sem dúvida, é uma prioridade deste governo".

Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário