terça-feira, 5 de junho de 2012

NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE SANTARÉM

ECONOMIA SOLIDÁRIA É TEMA DE ENCONTRO

Foi realizada na manhã desta terça-feira, 05 de junho, a V Plenária Local de Economia Solidária, promovida pelo Governo Cidade da Gente em parceria com o Fórum Paraense de Economia Popular e Solidária.

O evento foi aberto às 8h no auditório do Centro de Atendimento ao Empreendedor Cidadão (CAEC), sob coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social – SEMDES, por meio da Escola de Economia Solidária (ECONSOL). A mesa de autoridades foi presidida pela Prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins Lima e prestigiada pelos Secretários Municipais Inácio Corrêa (Infraestrutura), Manoel Jorge (Produção Familiar) e Edna Reis (Desenvolvimento Econômico e Social), entre outros.

Lucilene da Silva, representante da Cooperativa de Produtores da Agricultura Familiar falou de sua satisfação em participar do encontro. “Estamos aqui para aprender mais e mais. Esse governo vem quebrando paradigmas, inclusive de que produtores rurais não poderiam estudar e produzir ao mesmo tempo. Eles apostaram em nós e hoje, os resultados que apresentamos para o desenvolvimento do município são relevantes e incontestáveis”, declarou.

Ao falar sobre a Escola de Economia Solidária de Santarém, Maria Farias Araújo, Coordenadora do Projeto, não se conteve ao elogiar a ideia nascida e apoiada pela Prefeita Maria do Carmo. “A ECONSOL foi proposta de nossa gestora. Está dando tão certo que já ganhamos uma premiação representativa da ONU na semana passada em Brasília. Promover desenvolvimento não é fácil, mas estamos provando dia a dia que os desafios podem ser superados e com motivação, se continuarmos a ter o apoio e o reconhecimento desse governo. Estamos felizes por todo esse contexto e o cenário atual é muito favorável para os pequenos e micro empreendedores”, afirmou.

O encontro encerrou agora à tarde com a discussão da temática “Economia Solidária: bem viver, cooperação e autogestão para um desenvolvimento justo e sustentável”. As ideias e proposições elencadas pelos participantes resultarão na elaboração de um documento que será apresentado na V Plenária Nacional que ocorrerá em dezembro deste ano em Brasília.

Participaram do evento, representantes de entidades de apoio e fomento à economia solidária, como CEAPAC (Centro de Apoio a Projetos de Ação Comunitária), OMIPEM, órgãos da gestão pública, empreendimentos coletivos, como membros da COOPAFS (Cooperativa de Produtores da Agricultura Familiar de Santarém) e COOPBOA (Cooperativa de Produtores da Agricultura Familiar de Boa Esperança), Grupo Tapajônico Solidário de Costureiras e Artesãos, Federação dos Quilombolas e Projeto GATA (Grupo Artístico Tapajós Amazônia).

SEMINF INTENSIFICA LIMPEZA NA CIDADE

Com auxilio de maquinários da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) realiza limpeza e recolhimento de entulhos na Avenida Marechal Rondon. Outra equipe também atua na limpeza e ainda executa melhorias na trafegabilidade das ruas Nossa Senhora do Rosário e Bela Vista, bairro Santarenzinho.

A SEMINF também avança com a manutenção asfáltica, conhecida como operação tapa-buracos. O trabalho é executado na Travessa Luiz Barbosa, Avenida Cuiabá, Travessa Agripina de Matos e Rua Paulo Maranhão.

As equipes da Clean, empresa prestadora de serviços para a Prefeitura de Santarém, continuam a limpeza do trecho compreendido entre as ruas: Turiano Meira e Luiz Barbosa e Borges Leal e Mendonça Furtado. Todas as vias entre esse “quadrado” de ruas recebem capina, recolhimento de pequenos resíduos e também pintura de meio-fio.

Nesta terça-feira (05/06) a frente de trabalho da Clean esteve na Avenida Presidente Vargas e Travessa Dom Amando.

Nelma Bentes
Assessora de Comunicação da PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário