segunda-feira, 2 de julho de 2012

NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE SANTARÉM

PAC URUARÁ: DEFINIDA A CASA QUE CADA FAMÍLIA IRÁ MORAR

Realizado na manhã de ontem (1º de julho) na Associação de Moradores do Bairro Uruará, o sorteio de casas construídas pela Prefeitura de Santarém, em parceria com o governo federal através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

No evento de ontem, 77 famílias já cadastradas à equipe do PAC Social, souberam em qual das residências vão morar. A ordem de ocupação foi decidida através de sorteio, procedimento acordado entre o governo municipal e os moradores. Cada representante de família sorteava um número (que ia de 1 a 77) que automaticamente era marcado no mapa de identificação das casas.

De acordo com a Prefeita, o método foi adotado para evitar privilégios. “Há preferência dos moradores por casas que ficam próximas à orla, de frente para o rio. Desta forma, o sorteio é um procedimento que evita privilégios na escolha das casas”, esclareceu a gestora.

O primeiro grupo de 77 casas já está erguido e a empresa Mello de Azevedo, responsável pela obra, finaliza a instalação elétrica interna e a ligação das residências com a rede de água, por meio de um microssistema que está sendo construído. Também seguem os trabalhos de urbanização, com arruamento do espaço. As novas casas devem ficar prontas por completo em 15 dias. A posse dos referidos imóveis pelos seus proprietários será feita no domingo, dia 15 de julho.

As famílias beneficiadas com o PAC viviam em áreas de alagado, sendo que a maioria, em casas de palafitas. Enquanto aguardam a finalização das residências, elas recebem o beneficio do aluguel social.

Além dessas 77 casas há ainda um grupo com 46 casas que começaram a ser construídas e foram ocupadas indevidamente, impossibilitando o avanço dos trabalhos nas mesmas. Como os ocupantes estão cadastrados no Programa, o governo municipal entrou em acordo com essas pessoas e as casas já estão sendo finalizadas para serem entregues em condições dignas de moradia. 

Além do Uruará também são finalizadas em um primeiro momento, 27 casas no bairro Mapiri, que também recebe investimentos do PAC. O mesmo procedimento utilizado no Uruará também irá definir em qual residência cada beneficiado do Programa irá morar.

SHOW DE SEBASTIÃO TAPAJÓS ACONTECE NO PARQUE VERA PAZ

Na última sexta-feira (29/06) a Prefeitura entregou para a população de Santarém o Parque Vera Paz, o mais novo espaço de lazer da cidade. O evento de inauguração do local contou com apresentação da Orquestra Jovem Maestro Wilson Fonseca e também com o show do violonista Sebastião Tapajós. O Parque fica localizado à Avenida Tapajós, bairro Laguinho, em uma área da antiga praia Vera Paz.

Na ocasião, a Prefeita Maria do Carmo Martins Lima destacou a obra como uma necessidade de se preservar a área que já foi bastante frequentada pelos santarenos no passado. “Infelizmente não podemos trazer a praia de volta, mas este projeto resgata a área para que se torne novamente um dos locais mais frequentados pelos santarenos”, declarou.

O Parque Vera Paz é mais uma obra que se torna realidade através da parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo. No local também irá funcionar o Centro de Informações Turísticas (CIT). O local é equipado com passarela em ladrilho, quiosques, área de contemplação com vista para o rio Tapajós e espaço para caminhadas e corridas. O Parque Vera Paz conta ainda com uma quadra poliesportiva, construída para ser uma opção de prática esportiva aos moradores dos bairros Laguinho e Salé. A quadra ainda passará por pintura e em uma semana estará pronta para o uso.

PREFEITURA INAUGURA O 14º CAMPO ILUMINADO

Inaugurado na noite de domingo (1º de julho), mais um “Campo Iluminado”, desta vez, no bairro Cambuquira. A solenidade de entrega do novo investimento público reuniu lideranças comunitárias, moradores de bairros adjacentes e representantes do governo municipal, entre eles, a Prefeita de Santarém, Maria do Carmo; a Assessora de Esporte e Lazer, Rita Peloso; os Secretários Jorge Oliveira (Produção Familiar) e Socorro Pena (Governo); e as Coordenadoras Wandicleia Lopes (Orçamento Participativo) e Denise Marsala (Ação Social).

O Projeto Campos Iluminados surgiu no ano de 2005 e é custeado com recursos próprios da Prefeitura de Santarém. Possibilita que os espaços já utilizados nos bairros com a prática de esporte recebam a infraestrutura necessária para funcionar durante a noite.

“Nós colocamos a iluminação através dos postes e refletores. Também pagamos a conta de luz, mas a administração dos Campos é da própria comunidade. O que o governo quer é que as atividades esportivas sejam realizadas nos próprios bairros e nos horários que as famílias dispõem, sobretudo, as que trabalham durante o dia”, explicou a prefeita Maria do Carmo.

Ao todo, já foram iluminados 14 campos nas áreas urbana e rural do município.

O Campo do Cambuquira recebeu o nome de “Venâncio Barros”, morador do bairro.

BENEFÍCIÁROS DO BOLSA FAMÍLIA DEVEM COMPARECER ÀS UNIDADES DE SAÚDE

Todas as famílias cadastradas ao Programa Bolsa Família (PBF) que não foram acompanhadas pelas equipes de saúde, devem comparecer às Unidades de Saúde do município para efetuarem as devidas pesagens dos beneficiários do Programa. O procedimento deve ser feito até a próxima quinta-feira, 5 de julho, prazo limite para a pesagem que é obrigatória.

A orientação está sendo dada pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) da Prefeitura de Santarém que também adverte: o não comparecimento resultará no bloqueio ou até mesmo, cancelamento do beneficio, de acordo com as determinações do governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome.

As Unidades Básicas de Saúde funcionam de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h30.

No ato da pesagem, as famílias devem apresentar: cartão do Programa Bolsa Família, cartão de vacinação, cartão do homem e da mulher e/ou cartão da gestante.

COMUNITÁRIOS DO TAPAJÓS E ARAPIUNS RECEBEM ATENDIMENTOS

Começou no domingo (1º de julho), mais uma missão dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) nas regiões ribeirinhas mais populosas de Santarém: Tapajós e Arapiuns. 20 pessoas compõem a equipe que viajou domingo a noite para a região do Arapiuns na Unidade de Saúde da Família Fluvial, Abaré II.

O grupo, integrado por enfermeiros e profissionais de odontologia, percorrerá 65 comunidades durante dez dias levando serviços gratuitos de: consulta de enfermagem, teste de glicemia e vacinação, exame de PCCU, além de atendimentos odontológicos e visitas domiciliares.

Nesta segunda-feira (02/07), será a vez da segunda equipe, composta por 17 profissionais, seguir em direção a região do Tapajós para realizar os mesmos atendimentos em aproximadamente 35 comunidades.

A viagem desta segunda equipe também terá a duração de 10 dias. 

GOVERNO OFERTA CURSO DE FÉRIAS DE INFORMÁTICA

Na manhã de hoje (02/07), iniciou mais uma etapa do Curso de Férias de Informática Básica oferecida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social – SEMDES, da Prefeitura de Santarém. O curso acontece no Telecentro de Informação e Negócio - TIN, instalado no prédio da SEMDES, durante o mês de julho (02 a 27/07), de segunda a sexta-feira, no horário de 08h30 às 11h30 e 14h às 17h.

O curso possui carga horária de 60 horas/aula, abrangendo os seguintes conteúdos: editor de textos, planilhas eletrônicas, apresentações e internet. 28 pessoas de diversos bairros participam desta etapa.

Para a Secretária da SEMDES, Edna Reis, o governo municipal entende que ações desta natureza contribuem com a capacitação da população santarena, tornando-a bem mais preparada para o mercado de trabalho.

O Coordenador do TIN, Carlos André, lembra ainda que de segunda a sexta-feira durante o mês de julho, o acesso livre a internet estará disponível ao público, gratuitamente, no horário de 11h30 às 14h00.

Informações: Carlos André (3523-1925 / 9174-7946)

GENTE QUE CUIDA DE GENTE NO URUARÁ

O governo municipal promoveu no último sábado (30/06) no bairro Uruará, através da Secretaria de Saúde (SEMSA), mais uma ação do Projeto Gente que Cuida de Gente. Milhares de pessoas receberam atendimento na Unidade de Saúde da Família Fluvial Abaré I.

A população foi beneficiada com atendimentos de consulta em enfermagem, teste de glicemia, verificação de Pressão Arterial, consulta médica, exame de PCCU, reste rápido Anti-HIV, realizado pela equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), atendimento odontológico com serviços de restauração, limpeza e exodontia (extração), além de aplicação de flúor e orientações sobre saúde bucal. Os usuários ainda puderam atualizar a carteira de vacinação, solicitar o Cartão SUS e adquirir medicamentos na Farmácia Básica.

Além do barco hospital, duas tendas serviram de posto de atendimento para os populares. Nesses espaços foram realizadas a vacinação e os atendimentos pelos enfermeiros e profissionais de odontologia. Após a triagem, os usuários eram encaminhados aos consultórios dentro da Unidade de Saúde da Família Fluvial para consultas com os quatro médicos. Outros que precisaram foram encaminhados ao Hospital Municipal para atendimentos especializados. O transporte era feito na hora pela equipe do plantão. 

O trabalho contou com o apoio de 42 servidores da SEMSA. O objetivo da ação coordenada pela Divisão de Unidades de Atendimento foi facilitar o acesso aos moradores da área e adjacências a atendimentos em serviços disponibilizados pelo SUS no município de Santarém.

O projeto Gente que Cuida de Gente é realizado pela SEMSA desde abril de 2008 e conta com o apoio da Defesa Civil Municipal.

Nelma Bentes
Assessora de Comunicação da PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário