segunda-feira, 18 de junho de 2012

NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE SANTARÉM

NOVA MENDONÇA FURTADO TERÁ SINALIZAÇÃO PARA DEFICIENTES

Os trabalhos de recuperação da Avenida Mendonça Furtado avançam em bom ritmo. As pistas já foram recapeadas até o cruzamento com a Barjonas de Miranda e a regularização asfáltica (primeira camada de asfalto colocada para nivelamento) já foi executada até as proximidades do cruzamento com a Curuá-Una. Além do novo asfalto, a Mendonça Furtado tem calçadas, meio-fio e canteiros centrais recuperados.

As calçadas estão sendo padronizadas para melhorar as condições de acessibilidade de pedestres e cadeirantes. Além disso, a via terá sinalização tátil destinada a portadores de deficiência visual. O engenheiro da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF), Eduardo Araújo, destaca que desta forma, a obra da Mendonça Furtado tem a inclusão social como principal característica.

“O que nós queremos é garantir mais segurança para todos, ou seja, motoristas e principalmente pedestres. Também estamos dando atenção maior aos portadores de necessidades especiais, pois eles merecem condições dignas de acessibilidade”, declara o engenheiro.

O engenheiro afirma ainda que o trabalho de padronização enfrenta certa resistência de alguns moradores que ocupam irregularmente a calçada ou que fizeram rampas para acessos de veículos. “O cidadão tem que entender que a calçada é um espaço público e estas estruturas são obstáculos que dificultam a acessibilidade de todos”, esclarece Eduardo Araújo.

O recapeamento da Avenida Mendonça Furtado é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Santarém e o Governo Federal, através de um convênio com o Ministério das Cidades. No total, serão recapeados 4.100 metros de via entre a Rua Almirante Barroso, bairro Liberdade e a Avenida Dom Frederico Costa, mas os trabalhos iniciaram no cruzamento com a Avenida Cuiabá, por este ser o trecho de maior movimento e que estava mais danificado.

A Nova Mendonça Furtado será entregue à população de Santarém no inicio de julho.

PROJOVEM URBANO: AULAS INICIAM HOJE

Em Santarém, 600 alunos foram matriculados para participar do Projovem Urbano, Programa do governo federal desenvolvido no município pela Prefeitura, que oportuniza jovens alfabetizados, na faixa etária entre 18 e 29 anos, à conclusão do ensino fundamental.

As aulas do Projovem são coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED) e serão desenvolvidas nas escolas Ubaldo Corrêa, Padre Manuel Albuquerque, Brigadeiro Eduardo Gomes, Eilah Gentil, União Libertadora, Everaldo Martins, Rotary, Maria Amália, Sergio Henn e Aderbal

O ProJovem Urbano destina-se a promover a inclusão social dos jovens buscando sua reinserção na escola e no mundo do trabalho, de modo a propiciar-lhes oportunidades de desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania. Oferece material didático para o professor e aluno, alimentação escolar, além do auxílio financeiro de R$ 100,00. Desde sua implantação, o Programa já beneficiou em Santarém cerca de 1400 jovens alunos.

A aula inaugural será no Amazônia Boulevard, no Salão Pérola do Tapajós, a partir das 19h30.

SERVIÇOS DE TERRAPLENAGEM SÃO INTENSIFICADOS

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) avança com o cronograma de recuperação de vias através de terraplenagem. Nesta segunda-feira (18/06), maquinários e servidores realizam melhorias na trafegabilidade na Rua Vitória Régia, bairro Santarenzinho. O serviço beneficia o trecho da via entre a Rua Jader Barbalho e o Campo do Vasco.

Outra equipe de terraplenagem está no bairro Interventoria onde são feitos reparos na Rua Marajoara, entre Avenida Sergio Henn e Rua Óbidos. Também é realizada manutenção no bairro Floresta, onde o trabalho beneficia a Rua Seringueira, entre Sérgio Henn e Rouxinol. 

Além de terraplenagem, a SEMINF executa manutenção em vias através da operação tapa-buraco. Os trabalhos das equipes de asfalto beneficiam neste início de semana as Avenidas Tapajós e Cuiabá.

BOMBAS DA AVENIDA TAPAJÓS 
SÃO DESINSTALADAS

Na tarde desta segunda-feira (18), a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) desinstalou as bombas responsáveis por drenar a água acumulada na Avenida Tapajós. Os equipamentos, aliado ao isolamento das galerias, possibilitaram que a Avenida Tapajós não fosse invadida totalmente pela água do rio por conta da enchente, que já vem perdendo força gradativamente.

Eram nove equipamentos instalados em pontos considerados estratégicos e aos poucos, eles foram sendo retirados até a desinstalação total nesta semana. O trabalho durante a enchente foi considerado positivo, uma vez que se conseguiu manter a trafegabilidade na área comercial da cidade.

A SEMINF já iniciou a limpeza da área e os trabalhos devem ser intensificados a partir desta semana.

ALUNOS DE ESCOLA RIBEIRINHA RECEBEM NETBOOKS

Na última sexta-feira, 15/06, a escola municipal João Franco Sarmento, da região do Tapajós, recebeu cinco netbooks e internet móvel do Projeto Connect to Learn, desenvolvido pela empresa Ericsson, em parceria com o Projeto Saúde e Alegria e Prefeitura de Santarém, via Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED).

Os professores participaram de capacitação para manusear os netebooks conectados nas nuvens através do sinal 3G da operadora Vivo. “Esse é projeto da Ericsson ‘conectado para aprender’, visa possibilitar o contato, via internet, entre nossos alunos ribeirinhos com estudantes de outros estados e até com alunos da África. É um grande avanço. É a prova de que os meios tecnológicos são viáveis a pessoas que estão fora da área urbana, nesse caso, Santarém”, destacou o Coordenador de Cultura Digital do Projeto Saúde e Alegria, Paulo Lima.

No Brasil, somente duas escolas foram contempladas com os netbooks e internet: uma no Rio de Janeiro e outra em Santarém. Amanhã, 19/06, os alunos irão participar das discussões on-line na Conferência Rio+20.

O educandário João Franco Sarmento conta com 175 alunos na escola pólo e 115 alunos nas quatro escolas anexas.

INFORMES:

SEMINÁRIO – Será hoje à noite (18/06) no auditório do IESPES, sob coordenação da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (SEFIN), o Seminário Regional de Educação Fiscal. O evento que encerra manhã, 19 de junho, será marcado por palestras sobre: “Pirataria: uma tomada de consciência”, por José Barroso Tostes Neto (Secretário Estadual de Fazenda do Pará); “Nota Fiscal Cidadã”, por Rutilene de Fátima da Fonseca Garcia (Coordenadora do Programa Nota Fiscal Cidadã); “A importância dos documentos fiscais”, por Mauro Pontes (Auditor Fiscal da SEFA/Belém); “Acompanhamento dos gastos públicos pela sociedade”, por Ivan Costa (Coordenador do Observatório Social de Belém); e “Ética e Cidadania”, por Luis Alípio Gomes (Secretário de Educação de Santarém). A abertura do Seminário será logo mais, às 19hs.

ANIVERSÁRIO DE SANTARÉM – As comemorações pelos 351 anos de Santarém continuaram na sexta-feira, 15 de junho, após a abertura oficial na Câmara Municipal, com a entrega da Medalha Felipe Bettendorf. No Terminal Fluvial Turístico (TFT), a Prefeita Maria do Carmo fez a abertura da “Exposição Fotográfica sobre a História de Santarém”. Na oportunidade, o Conselho da Mulher Empresária entregou o “Mérito Cultural Wilson Fonseca” aos músicos Djalma e Moacir. Ainda na noite de sexta, bandas escolares e da Polícia Militar desfilaram na Orla. A festa encerrou com um show da Banda da Arena.

Nelma Bentes 
Assessora de Comunicação da PMS

Um comentário:

  1. JK...vamos ver se eles tem peito pra desfazer essas irregularidades na calçada...vejo vários pontos da mendonça que não estão sendo feitas as novas calçadas. Lembrando que elas são públicas e que em primeiro lugar vem o interesse coletivo. Em frente a Via marcone, entre sete de setembro e moraes sarmento sentido contrário ao colégio batista são alguns dos pontos que nao estão sendo feitas as novas calçadas...isso é brincadeira com o dinheiro público pois com certeza a verba é para fazer a calçada de toda extensão da avenida independente de quem se ache "dono" dela. Vai com a polícia e derruba tudo!!

    ResponderExcluir