Ala que pegou fogo no HMS e até hoje não foi recuperada |
Na semana passada, o G1 publicou uma ampla reportagem mostrando que menos da metade das promessas feitas pelos atuais prefeitos foram cumpridas depois de três anos e meio de mandato. O levantamento se concentrou apenas nos gestores das capitais brasileiras.
Em Belém, administrado pelo prefeito Edmilson Rodrigues, que tenta a reeleição, o candidato do PSL não cumpriu 13 das promessas apresentadas em seu plano de governo. Em parte, cumpriu apenas três. E só cumpriu, na totalidade, apenas oito.
O prefeito da maior cidade paraense prometeu equipar pelo menos 20% da frota da capital com ar-condicionado e não o fez. Também não criou as subprefeituras e não inaugurou a maternidade municipal.
As áreas da saúde, segurança e educação foram as que os atuais prefeitos menos investiram em seu último mandato.
Trazendo para o âmbito municipal, o blog do JK fez um breve levantamento das promessas feitas pelo atual prefeito Nélio Aguiar, em sua proposta de campanha, que tinha 28 páginas, e foi registrada na Justiça Eleitoral.
O plano de governo de Nélio Aguiar, denominado “Santarém, bem mais saúde”, previa investimentos na área da saúde, educação, infraestrutura, entre outros setores.
Na gestão atual, o caos foi instalado na saúde pública. A ala de pediatria do Hospital Municipal pegou fogo e até hoje permanece inativa. A UPA 24 horas está sobrecarregada e pacientes sofrem para serem atendidos na rede municipal de saúde.
Descaso com a saúde impactou na vida da população |
Entre as principais promessas de campanha feitas pelo gestor municipal, que hoje tenta reeleger seu sucessor, o vice-prefeito José Maria Tapajós, constavam a construção de uma UPA na Zona Oeste, ampliação da cobertura do transporte escolar com aquisição de novos veículos, combate à homofobia, ampliação do Porto do DER, construção de uma passarela na avenida Fernando Guilhon, aumento de permissão para mototaxistas e acessibilidade para pessoas com deficiências.
Nélio Aguiar também prometeu construir um Parque Aquático no munícipio e concluir todas as obras iniciadas, não deixando nenhuma obra parada.
Ele disse que construiria também pontes de pontes em concreto na Toca da Raposa e no Igarapé do Irurá, além de prometer também construir um novo aterro sanitário, desativando o aterro controlado do Perema.
O atual prefeito promete criar o Programa Cidade Digital e construir o Centro Administrativo Municipal.
Resumo do plano de governo do prefeito Nélio Aguiar apresentado durante a última eleição:
Nélio Aguiar promete ampliar o espaço físico do serviço de terapia renal substitutiva (Hemodiálise) para 40 máquinas, e implantar o Centro de Saúde Psicossocial Infantil – CAPSi e construir uma UPA na Zona Oeste. Na área de educação, promete adquirir equipamentos para melhor estrutura de funcionamento das escolas e unidades de educação infantil, além de ampliar a cobertura do transporte escolar na zona rural e planejar aquisição de novos veículos. O candidato defende o Sistema Único de Assistência Social, para ampliar a cobertura da Proteção Social Básica.
Nélio também promete desenvolver ações de combate à homofobia, ao racismo e à discriminação racial por meio do desenvolvimento de ações de prevenção à violência contra as minorias da sociedade.
Na área de infraestrutura, se compromete a ampliar as ações que promovam acessibilidade para as pessoas com deficiências, nas obras de infraestrutura urbana, ampliar o Porto DER para atender a demanda dos Ferrys Boats, construir uma passarela na Avenida Engenheiro Fernando Guilhon.
E na área de mobilidade e trânsito, promete ampliar do número de permissão para mototaxistas e a fiscalização e a operação de transporte e trânsito. E na área de meio ambiente, fortalecer o Grupo Municipal de Combate ao Desmatamento Ilegal.
Tire você, leitor, as suas próprias conclusões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário