quinta-feira, 2 de agosto de 2012

NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE SANTARÉM

CASAS POPULARES ESTÃO SENDO CONSTRUÍDAS NA MOAÇARA

Iniciada a obra de construção de moradias populares dos residenciais Santo André e Uruará. A executora do projeto é a Carmona Cabrera, empresa vencedora de licitação pública junto ao governo municipal. Os dois residenciais foram viabilizados através da parceria entre a Prefeitura de Santarém e o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades. Os recursos são provenientes do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS). Os dois residenciais totalizam 480 apartamentos que serão entregues a custo zero para pessoas que vivem em áreas de risco.

A seleção dos beneficiados com o projeto será feita observando critérios sociais e ambientais e contará com auxílio da Secretaria de Habitação e Secretaria de Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS). Atualmente a empresa responsável pela obra atua no nivelamento do terreno e abertura das vias internas dos conjuntos.

Os blocos de apartamentos são erguidos em uma área na Avenida Moaçara, ao lado do terreno onde estão sendo construídas as moradias do Programa Minha Casa Minha Vida, no bairro Aeroporto Velho, próximo ao CCZ. No caso do Residencial Uruará, serão 168 unidades habitacionais, sendo cinco para Portador de Necessidade Especial (PNE). No Residencial Santo André haverá 312 unidades habitacionais, sendo 10 para Portador de Necessidade Especial. Em ambos os projetos, as unidades habitacionais serão compostas por sala, cozinha, circulação, banho, quarto e área de serviço, sendo 42,39 m² de área construída.

O Residencial Uruará tem orçamento de R$ 4.901.885,00 e o Residencial Santo André custará R$ 10.145.628,00. ResSaltando que o valor total dos projetos não é referente apenas à construção das unidades habitacionais. A obra contempla também os serviços de terraplenagem, regularização e compactação da área. Arruamentos com meio-fio e calçadas para melhor acessibilidade e ainda pavimentação asfáltica das vias.

Além de rede elétrica e iluminação, haverá ainda rede específica para abastecimento de água das unidades, bem como para combate a incêndio. Existirá ainda esgotamento sanitário na área com coleta de esgoto sanitário doméstico em rede própria que será levado para uma das Estações de Tratamento que já estão sendo construídas pela Prefeitura de Santarém.

ALUNOS RETORNAM ÀS AULAS

Na manhã de hoje, 01/08, o secretário de Educação de Santarém, professor Luis Alípio Gomes, participou da solenidade de retorno às aulas na rede municipal. A programação pela manhã foi na Escola Municipal Wilde Fonseca, na grande área da Nova República, que reuniu alunos, pais, professores e diretores.

“É com muita satisfação com que venho desejar um ótimo semestre letivo. Que possamos ter renovado nossas energias. Tenho a certeza de que os profissionais de educação estarão sempre empenhados para garantir uma educação de qualidade para nossas crianças e adolescentes”, destacou.

A recepção no educandário foi simbólica, considerando que os alunos de todas as escolas da rede municipal localizadas na área urbana e no campo também retornaram às atividades.

“Trago o abraço da prefeita Maria do Carmo que não pôde estar presente aqui, mas que tem trabalhado para garantir sempre a alimentação de qualidade, a valorização de nossos profissionais e espaços de adequados e agradáveis”, enfatizou Alípio.

Esta tarde, o titular da SEMED participou da programação de reinício do ano letivo na Escola Municipal César Ramalheiro, na Área Verde.

VÁRZEA – Hoje, as escolas municipais da várzea iniciaram as aulas do ano letivo 2012, que prossegue até o dia 30 de abril de 2013. Os estabelecimentos de ensino da várzea mantêm um calendário diferenciado devido às cheias dos rios, porém, cumprem os 200 dias letivos mínimos estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

PROFESSORES PARTICIPAM DE FORMAÇÃO

Iniciou hoje, 01/08, na Escola do Parque, a formação dos educadores para o Projeto “Escolas e Comunidades da Floresta: Territórios de Aprendizagem”, financiado pela Fundação Carlos Chagas e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED) em parceria com o Projeto Saúde e Alegria (PSA).

Trata-se de um Projeto que começa a ser desenvolvido como uma experiência piloto em 05 escolas do campo no município de Santarém, 04 delas na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns e a Escola Irmã Dorothy, primeira escola do campo de tempo integral, buscando construir referências pedagógicas que melhorem a qualidade da educação do campo no contexto amazônico, diminuindo o distanciamento entre o ensino formal e a realidade sociocultural e ambiental dos alunos. O Projeto atuará com base nos eixos de educação ambiental, identidade cultural e territorialidade, buscando incidir na melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

Serão construídos arranjos educativos em que escolas e comunidades se integrem no mapeamento participativo de seu território, na identificação e valorização dos conhecimentos sobre a cultura tradicional, a história local, o bom manejo dos recursos naturais. A partir da capacitação dos professores, esses conhecimentos serão utilizados em abordagens pedagógicas inovadoras, na produção de materiais didáticos regionalizados para o ensino-aprendizagem nas escolas, visando alcançar uma aprendizagem mais significativa, que se reflita na melhoria dos indicadores de sucesso escolar.

A formação encerra amanhã, 2 de agosto.

Contato para entrevista: Fábio Pena (CEAPS/ Projeto Saúde e Alegria) – 9152-9662.

INFORME:

ASFALTAMENTO – Iniciou na manhã desta quarta-feira, 1º de agosto, o asfaltamento Avenida Altamira, no trecho entre Dom Frederico Costa e Rua Antônio Simões. Esse corresponde ao último perímetro que faltava ser pavimentado pela Prefeitura. A Avenida Altamira é uma importante via de acesso ao novo Porto Municipal que está sendo construído no bairro Prainha pela Prefeitura de Santarém.

Nelma Bentes
Assessora de Comunicação da PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário