quinta-feira, 16 de maio de 2013

DEPUTADO NÉLIO AGUIAR CRITICA IMPORTAÇÃO DE MÉDICOS

Durante sessão itinerante da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) realizada terça-feira, 14 em Marabá, o deputado Nélio Aguiar (PMN) criticou duramente a decisão do Governo Federal em importar médicos para trabalhar no Brasil. Ele disse que o Governo Federal trata a categoria como se fosse mercadoria, “como se importar médicos fosse como importar eletrônicos da China. Está claro que o Brasil precisa de mais médicos então, porque o Governo não aumenta e melhora a formação de médicos brasileiros. São tantos jovens querendo realizar o seu sonho de ser médico e servir ao seu país, mas não há vagas suficientes nas universidades públicas”, critica.

O parlamentar disse ainda que a decisão do Governo Federal deixa clara a falência da educação no Brasil. “É uma vergonha um país que não consegue formar profissionais para atender a população e chegar ao ponto de importar mão de obra qualificada. Os nossos governantes reclamam da concentração de médicos, mas eles mesmos, são capazes de autorizar o funcionamento de cinco faculdades de medicina em Montes Claros, no norte de Minas , enquanto cidades importantes no norte do Brasil onde existe uma carência maior de médicos, não tem nenhuma vaga para medicina”, alertou.

O deputado alertou ainda que governo ao invés de criar mais vagas nas universidades públicas, acaba dando prioridade para a abertura de novas faculdades particulares nas capitais, com mensalidades de 5 a 6 mil reais, “oportunizando desta forma vagas só para os filhos dos mais ricos e agravando ainda mais a concentração de médicos nas capitais, pois esses jovens depois de formados, com certeza, não vão querer trabalhar no interior do estado”, disse durante pronunciamento no plenário.

Médico com atuação no Oeste do Pará, Nélio Aguiar exemplificou o caso da Universidade do Oeste do Pará (UFOPA) criada pelo Governo Federal, mas que, no entanto, não dispõe de nenhuma vaga de medicina. “Defendo que mais vagas sejam criadas em municípios polos como Marabá, Santarém, Altamira, Tucuruí, e Itaituba”.
 
Kátia Aguiar
Assessora Parlamentar

Um comentário:

  1. Até que em fim alguém sensato consegue ver a real realidade para falta de médicos em nossa região!
    Parabéns Deputado, continue lutando por essa causa é essa a solução para melhorar nossas condições de atendimento à saúde, pagamos impostos altíssimos e nossos filhos tem que sair de sua casa para tentar vagas de medicina em todo território nacional em virtude da ecasses nas universidades publicas, podendo ficar na sua terra e depois de formados continuar aqui e servir toda comunidade...
    Não sei onde vamos parar o governo federal raciocinado dessa maneira, só visam o paliativo, até quando meu Deus!!!!!

    ResponderExcluir