quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

PEÇA DE ARTE OU RACISMO?

Será esse o mundo moderno?

Dasha Zhukova – modelo e uma dona de galeria de arte, mais conhecida por ser namorada do bilionário russo Roman Abramovich, dono do Chelsea, chocou o mundo com uma foto polêmica. Em uma foto feita para um site de moda russo, a modelo aparece sentada cadeira feita com uma manequim negra, seminua, amarrada e em uma posição para lá de incômoda.

A imagem causou muitas discussões e acusações de racismo bem como pedidos de desculpa do site: “Vemos essa cadeira estritamente em um contexto artístico. Pedimos desculpas a todos que ficaram ofendidos com a fotografia”. A modelo Dasha Zhukova também defendeu a publicação. Segundo ela, não há qualquer tipo de teor racista na imagem. “Apesar de não concordar com as críticas, gostaria de pedir desculpas a qualquer pessoa que tenha se sentido ofendida pela imagem”.

Apesar das desculpas, eu vejo ainda alguns termos que me incomodam. Como o fato do site não ver isso como uma imagem de opressão e humilhação e da Dasha, se não concorda com as críticas, se acha que está certa, porque o pedido de desculpas então? A culpa é de quem se ofendeu?

Em tempo, essa cadeira é uma criação do artista norueguês, Bjarne Melgaard, constituído uma variação da obra do artista britânico Allen Jones. No final dos anos 1960, quando Allen Jones criou a sua obra, pretendia questionar relações de poder e de representação. Ou seja, pretendia expor, denunciando, aquilo que agora muitos acusam Dasha Zhukova.

Mas a arte, como uma forma de comunicação, muda a mensagem quando também muda o seu contexto? O que vocês acham? Essa imagem realmente passa uma informação racista ou deve-se ser vista como “estritamente em um contexto artístico”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário