domingo, 12 de janeiro de 2014

TUMULTO NO AEROPORTO DE SANTARÉM DEPOIS QUE VOO DA TAM É CANCELADO

Tumulto no aeroporto de Santarém

O cancelamento de um voo 3421 da TAM, que sairia do Aeroporto Internacional de Santarém com destino ao Rio de Janeiro e conexão em Belém, causou tumulto no início da tarde deste domingo (12). Alguns passageiros esperavam embarque desde a madrugada.

Por volta de 15h, o funcionário público, Antônio do Carmo Freitas contou que aguardava embarque para Belém desde às 5h. Segundo ele, a companhia aérea tentou resolver o problema transferindo os passageiros para outros voos, mas também foram adiados. “Quando você chega, as atendentes da TAM informam que não tem voo. Eu preciso estar [segunda-feira] de manhã em Belém e estou o dia todo, praticamente, sem dormir, sem descansar, sem nada e não tem nem previsão de colocar a gente em hotel”.

Freitas disse que foi informado pela companhia que houve o cancelamento por causa da dificuldade de pouso no aeroporto de Belém. “Isso só depois que nos dirigimos ao balcão que comunicaram o adiamento”, reclamou do atendimento.

Desde a quarta-feira (8), passageiros da TAM enfrentam problemas com atrasos e cancelamentos de voos. A empresa explica que os transtornos ocorrem porque a pista do Aeroporto Internacional de Belém está em condições inadequadas para decolagens e aterrissagens.

Como a companhia aérea em Santarém não faz voo direto para o Rio de Janeiro, os passageiros precisam fazer conexão em Belém.

No meio do tumulto, passageiros como o produtor carioca Rodrigo Lopes, que veio passar férias no Pará e resolveu visitar Santarém, se exaltou por causa da desorganização e falta de informação. “Nós queremos que atendam todo mundo igualmente, não quem vai furando fila e entrando em qualquer lugar, a minha revolta é por causa disso. Não existe organização. A empresa não está sabendo gerir. Não tem fila, não tem nada. Quem está respeitando, tentando ter o atendimento correto, não está sendo respeitado”, reclamou.

A eletricista Sâmia Monteiro, contou que o voo da mãe dela com os dois netos deveria sair às 14h53 desta segunda, mas foi transferido para às 2h30 de terça-feira. “A gente vai ter que passar o dia aqui no aeroporto? Ninguém fala: ‘olha vou botar vocês num hotel, vou pagar o táxi de vocês’. A gente está há quatro horas aqui. Se a gente não correr atrás de informação, não tem informação”, ressaltou.

Pista em condições inadequadas

Em nota enviada na tarde de domingo (12), a TAM Linhas Aéreas informou que após uma análise minuciosa das condições de decolagem e aterrissagem no Aeroporto Internacional de Belém, a companhia decidiu não operar no local em caso de acúmulo de lâminas d’água ou pista severamente molhada, já que sua prioridade é prestar um transporte seguro aos seus passageiros. Por isso, desde a última quarta-feira (8), alguns voos com origem ou destino nesse aeroporto estão sendo impactados. Entre a noite de ontem e o início da tarde de hoje, foram quatro voos cancelados e sete reprogramados, com os passageiros reacomodados em outros voos.

A TAM destacou que caso a pista do aeroporto de Belém continue apresentando condições inseguras para pouso e decolagem, de acordo com os critérios de segurança da empresa, novos voos poderão ser cancelados ou alternados para outros aeroportos, por isso é importante que os clientes procurem informações junto à TAM antes de embarcar.

A empresa lamentou os transtornos e garantiu que os passageiros impactados estão recebendo toda a assistência necessária. Esclareceu ainda que isentará da cobrança de taxa de remarcação ou diferença de tarifa, no prazo de 30 dias a partir da data do voo, os passageiros afetados. A TAM enfatizou que a segurança de voo é um valor imprescindível e todas suas ações visam garantir uma operação segura.

G1

2 comentários: