Doido apronta novamente
Elionaldo dos Santos Silva, preso por atirar num médico dentro do hospital em Santarém, oeste do Pará, agrediu o detento Zequias Patrício Nazareth, conhecido como 'Cobra', na tarde desta segunda-feira (31).
A diretora do Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura (Penitenciária de Cucurunã), Maria de Lourdes Barradas, contou ao G1 que Elionaldo estava recebendo atendimento na enfermaria quando o outro detento, Zequias, chegou para ser atendido. "O Elionaldo estava em surto, ele agrediu o outro detento na cabeça, foi tão rápido que ninguém conseguiu contê-lo, nem os enfermeiros, nem os técnicos que estavam na enfermaria", contou a diretora.
Segundo a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), Zequias foi atingido na cabeça com um pedaço de madeira, socorrido por agentes penitenciários e encaminhado ao Pronto Socorro Municipal. De acordo com o último boletim médico, o estado de saúde é considerado grave, mas a asessoria do hospital afirmou que Zequias não corre risco de morte. Ele está preso desde o dia 4 de novembro de 2013 e responde pelos crimes de tentativa de homicídio e roubo qualificado.
Conforme informações da Susipe, Elionaldo, que está custodiado com outros detentos na cela da enfermaria da penitenciária, toma remédio controlado diariamente e é acompanhado pela equipe de saúde da unidade prisional. Ele será transferido para o Hospital de Custódia e Tratamento Psquiátrico (HCTP), em Belém, por determinação judicial. A diretora da penitenciária explicou que aguarda somente a compra das passagens e o posicionamento do grupo de escolta da Polícia Militar, para que ele vá até a capital do estado fazer o exame de sanidade mental. "A autorização já chegou. Semana passada nós pedimos transferência dele e ele vai fazer o exame psiquiátrico em Belém, ele vai ficar no hospital psiquiátrico". Segundo a Susipe, um inquérito policial foi aberto para apurar o caso.
Após a agressão, Elionaldo foi escoltado pela equipe do Grupo Tático Operacional (GTO) à Delegacia de Santarém para depor ainda na tarde de segunda-feira. "Eu lavro o flagrante, que deve ser utilizado nos autos, e ele retorna à penitenciária", explicou o delegado da Polícia Civil, Germano do Valle.
Detento atirou em médico no HRBA
O médico neuropsiquiatra Edson Ferreira Filho, do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), foi baleado na manhã de 9 de maio de 2013, dentro do próprio consultório na unidade de saúde. Ele estava atendendo um paciente, quando foi surpreendido pelo atirador, que disparou quatro tiros contra o médico. À polícia, Elionaldo falou que sofria de depressão e fazia tratamento com o médico há 10 anos, tendo gasto muito dinheiro, mas nunca havia tido melhora. Na ocasiao, Eilonaldo também contou que já tinha planejado assassinar o médico.
O processo de Elionaldo foi suspenso pela 10ª Vara Penal de Santarém. A Justiça aguarda o exame de sanidade mental, requerido pela própria defesa do acusado, para poder dar prosseguimento ao processo.
G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário