quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

PREFEITO ALEXANDRE VON INSPECIONA OBRA QUE VAI BENEFICIAR MAIS DE 10 MIL PESCADORES. O CENTRO INTEGRADO DE PESCA ARTESANAL (CIPAR)‏

Prefeito Alexandre Von e associados da colônia Z-20

Os pescadores artesanais de Santarém, associados à Colônia Z-20, poderão contar a partir do primeiro semestre de 2015 com o Centro Integrado de Pesca Artesanal (CIPAR). A estrutura, localizada na Rua Elinaldo Barbosa no bairro de Santana, está sendo erguida através de convênio firmado entre a Prefeitura e o Ministério da Pesca no valor de R$ 2.498.700,00 e será de grande importância para o armazenamento e beneficiamento do pescado. A expectativa é que depois pronto, o CIPAR beneficie 14 mil pescadores, associados à Colônia de Pescadores Z-20.

O prefeito Alexandre Von, que visitou as instalações do CIPAR na manhã desta quarta-feira (03), lembrou que o projeto iniciou por meio de uma ação institucional capitaneada pela Z-20 junto ao Ministério da Pesca. “O recurso já estava disponibilizado para esse projeto há alguns anos [desde 2008] e por falta de terreno, falta de atendimento de exigências por parte do Ministério da Pesca e Caixa Econômica essa obra não pôde se realizada antes. Porém ela iniciou há 40 dias e ao longo do primeiro semestre de 2015 Santarém vai contar com um Centro Integrado de Pesca Artesanal que será gerenciado pela Z-20. É uma estrutura fantástica que será utilizada em benefício do pescador artesanal, para permitir que ele agregue renda ao seu produto e seja melhor remunerado”, explicou o prefeito.

O CIPAR é composto por dois blocos. Um administrativo e outro operacional. O administrativo é composto por refeitório, sala de aula, auditório e telecentro. Componentes que ajudarão na capacitação do pescador. O bloco operacional é composto por silo de gelo, com capacidade de produção para 14 toneladas, área de classificação do pescado, uma câmara fria, com capacidade para 20 toneladas de armazenamento, uma câmara de espera, com capacidade para duas toneladas de pescado, e uma área de higienização.

Para o diretor da Colônia de Pescadores Z-20, Jaderilson Rêgo, o CIPAR será de grande importância não apenas no armazenamento, mas, também, no beneficiamento e escoamento do pescado. “O ano de 2014 foi difícil para a categoria. Tivemos muitos pescadores que perderam seus peixes por falta de comprador. Apesar da população santarena gostar muito de consumir o peixe, não temos a demanda necessária para escoar. Nós esperamos que a obra entre em funcionamento o mais rápido possível, para beneficiar o pescado, vendendo ele com mais qualidade, podendo até exportá-lo e que nosso pescador possa receber um preço justo, contribuindo para aumentar a renda”, observou Jaderilson.

As obras estão sendo executadas pela empresa MultiSul Engenharia LTDA, de Belém, vencedora do processo licitatório do tipo Concorrência Pública, e tem previsão inicial para ser finalizada em fevereiro de 2015.

CCOM/PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário