Manifestantes estão insatisfeitos com propostas de mudanças. Novo ato deve ser realizado na Câmara Municipal na sexta-feira (15).
Alunos e servidores da educação realizaram uma caminhada pela ruas de Santarém, oeste do pará, em protesto a propostas do governo do Estado do Pará. A passeata começou na Praça Barão de Santarém e seguiu pela Avenida Rui Barbosa até o Teatro Municipal Victória. A coordenação do ato estima que 2 mil pessoas participaram.
De acordo com o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp) em Santarém, professor Noel Sanchez, a manifestação faz parte das ações da paralisação que terá duração de 48 horas, encerrando somente na sexta-feira (15).
As pautas abordadas são: a implantação do novo sistema que modifica a matriz curricular e que reduz a quantidade carga horária das disciplinas; a lei do piso nacional da categoria; a lei do magistério que segundo Sanchez não é cumprida pelo governo desde 2011.Será abordada ainda a tentativa de terceirização do ensino com a aplicação do Sistema Educacional de Integração (SEI) e o projeto Mundiar que estão sendo implantados no Pará como alternativas para substituir o Sistema de Organização Modular de Ensino (Some).
Representates do ato foram recebidos pelo Ministério Público do Estado (MPE) para a discussão das pautas reivindicadas. Sanchez informou que a categoria deve se reunir também com a 5ª Unidade Regional de Ensino (URE) para discutir a melhor maneira para o cumprimento desses dois dias de paralisação - quinta-feira (14) e sexta-feira (15) - para que os alunos não sejam prejudicados.
Um novo ato deve ser realizado na Câmara Municipal na sexta-feira (15).
JK com informações do G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário