Cansados de esperar pela Prefeitura, eles se juntaram para resolver o caso. Arrecadação do dinheiro ocorreu em aproximadamente dois anos
Para amenizar os problemas de trafegabilidade enfrentados por pedestres e motoristas, moradores do bairro Esperança em Santarém, fizeram uma coleta e compraram asfalto para a pavimentação de um trecho da Rua Girassol. Segundo os moradores, foram necessários aproximadamente R$ 40 mil para que o procedimento fosse feito.
A iniciativa partiu do militar reserva Laercio Sousa, que sonhava em ver a via trafegável. Durante dois anos, ele convenceu cerca de 40 moradores que moram às margens da Rua Girassol a fazerem a coleta para a compra do material. Cada família doou em torno de R$ 1 mil.
Como eles não poderiam executar sozinhos o trabalho de manutenção, uma comissão foi criada para pedir apoio à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra). “Existia uma cratera enorme aqui e o povo andava em ponte. Eu criei uma comissão e fomos até o governo municipal e explicamos a situação, que já estava muito crítica. Eu pensei ‘por que não uma parceria’. Fui até a Seminfra, conversei com o secretário e ele topou”, contou o militar reserva. A Seminfra fez o serviço de terraplenagem e os moradores contrataram uma empresa para fazer a pavimentação.
Agora com a rua trafegável, os moradores comemoram, mas ainda lembram dos momentos tristes causados pela cratera. “Quando a gente fazia compra no supermercado, o carro ficava lá longe e tinha uma ponte bem estreitinha para passar. Tínhamos muito cuidado para não cairmos porque o buraco era muito fundo, com muito mato, muita sujeira. Podemos dizer agora que temos esse privilégio. Foi uma luta muito grande porque não tinha projeto previsto para cá”, relatou a moradora Lúcia Portela.
De acordo com o professor Victor Moutinho, antes que pavimentação ocorresse o carro da família ficava estacionado em outros quarteirões do bairro. “É muito agradável conseguir estacionar o carro na sua garagem porque a cratera não permitia passar”.
Apesar da conquista, eles não param. “nós ainda temos muitos serviços para fazer aqui, principalmente no sentido de drenagem, porque quando chove essa área aqui é um sofrimento”, enfatizou Sousa.
Nota Prefeitura
Em nota, a Seminfra informou que o serviço foi uma parceria proposta por uma comissão de moradores que procurou a secretaria para a realização do serviço de pavimentação do trecho da Rua Girassol. Os moradores pagaram diretamente à empresa responsável pelo serviço os insumos do asfalto, por meio de contrato assinado e registrado em cartório. A Prefeitura, por meio da Seminfra, entrou com toda a mão de obra para a realização de terraplenagem e os serviços posteriores.
JK com informações do G1
enquanto isso a prefeitura gastava quebrando calçada já pronta , gastando dinheiro par ver se ganhava a eleição iludindo o povo.
ResponderExcluir