A maioria sai na boa, a minoria sai
e volta a praticar crimes
110 detentos do Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura (CRASHM) foram beneficiados com a saída temporária. Eles saem hoje, sexta-feira (05) e retornam na próxima quinta-feira (11). Os internos que não retornarem no prazo determinado pela Justiça passam a ser considerados foragidos.
A população santarena teme que a insegurança tome conta da cidade neste fim de semana, por conta do grande número de detentos beneficiados com a saída temporária, que vão estar livres, nas ruas de Santarém.
Segundo os órgãos de segurança de Santarém, no decorrer de cada ano, há saídas temporárias em vários períodos, o que contribui para o aumento no número de assaltos na cidade.
De acordo com a Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), a saída temporária é um benefício que faz parte da legislação e visa a ressocialização dos indivíduos que estão cumprindo pena em regime semi-aberto.
Têm direito à saída os detentos primários que cumpriram um sexto da pena e os reincidentes que cumpriram um quarto. Além disso, eles precisam ter bom comportamento, estar no regime semi-aberto e ter autorização judicial.
Para a polícia, parte das pessoas que saem do Presídio não aproveitam para ficar com seus familiares, não procuram voltar ao convívio social e alguns deles saem praticando assaltos e outros delitos na cidade.
JK
Nenhum comentário:
Postar um comentário