Momento que professor foi levado pra
delegacia de Alter do Chão
Nota de esclarecimento sobre incidente com professor da Ufopa:
A Universidade Federal do Oeste do Pará, como uma instituição educacional e de formação cidadã, vem manifestar solidariedade ao professor Pedro Leal, do curso de Antropologia, do Instituto de Ciências da Sociedade, pelos acontecimentos registrados ontem à noite em Alter do Chão.
A comunidade acadêmica lamenta as atitudes excessivas, registradas em vídeos que circulam nas redes sociais, cometidas contra o professor, sua esposa e os filhos que estavam em momento de lazer na praça da vila balneária. Registra-se o direito do cidadão aos momentos de convivência com a família, prática comum no lugar que é marcado por atividades turísticas e por laços solidários entre os moradores.
Ressalta-se a necessidade de respeito aos direitos humanos, principalmente em situações que envolvam mulheres e crianças. É necessário que as instituições de segurança incorporem em suas práticas o diálogo, buscando resolver os conflitos com entendimento, sem descontrole. Para tanto, a Universidade se apresenta como um espaço que também pode ajudar no processo de formação das corporações, no sentido de potencializar as instruções voltadas à convivência em sociedade, especialmente em uma região marcada pela diversidade cultural.
Aguardamos a apuração dos fatos para que sejam tomadas as providências cabíveis para evitar situações similares.
Raimunda Nonata Monteiro
Reitora
JK
Nenhum comentário:
Postar um comentário