segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

MINISTÉRIO PÚBLICO DENUNCIA A JUSTIÇA O CAPITÃO MARCEL WANZELER, EX-COMANDANTE DO QUARTEL DA CIDADE DE ÓBIDOS, QUE FOI PRESO EM FLAGRANTE NO ÚLTIMO DIA (15/02) POR TRÁFICO DE DROGAS. O CAPITÃO USAVA O VEÍCULO OFICIAL IRREGULARMENTE E TRAFICAVA DENTRO DO QUARTEL. NO ARMÁRIO DO GABINETE DO MILITAR FOI ENCONTRADO MAIS DE 5 QUILOS DE MACONHA

Capitão Marcel Wanzeler, assumiu o comando da 29ª CIPM de Óbidos em 5 de outubro de 2017

Ministério Público do Pará, por meio da promotoria de Justiça Militar, denunciou à justiça o ex-comandante da 29ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Óbidos, capitão Marcel de Jesus Duarte Wanzeler, por uso indevido de veículo oficial e tráfico de drogas. A promotoria pediu o desligamento do oficial por incapacidade do mesmo permanecer na ativa e para responder o processo.

O militar já foi exonerado do cargo e atualmente está preso no Centro de Recuperação Especial Coronel Anastácio das Neves (Crecan), em Santa Isabel do Pará.

Segundo o promotor de justiça militar, Armando Brasil, uma viatura oficial da PM foi descaracterizada para uso particular da esposa do comandante – o que caracteriza peculato em razão da apropriação indevida de um bem da administração pública. Outra denúncia que pesa sobre Wanzeler é por tráfico de drogas, visto que foi encontrado no armário do gabinete do militar mais de 5kg de maconha.

Investigações da promotoria constataram a veracidade dos fatos que, inicialmente, chegaram a Comissão Permanente de Corregedoria do Comando de Policiamento Regional I (CPR-1), através do Disque Denúncia.

Conforme o promotor, o denunciado confessou que tinha guardado a droga ao invés de proceder com as devidas providências legais, nos casos de apreensão de entorpecentes. Diante dos fatos, a promotoria requereu à Justiça a conversão da prisão em flagrante para a prisão preventiva do acusado, tendo em vista a “gravidade do bem jurídico ofendido”, além da notificação das testemunhas a serem ouvidas no processo.

Além do mais, a Promotoria de Justiça Militar vai pedir a abertura de conselho de justificação, que é destinado a julgar, através de processo especial, a incapacidade do oficial das forças armadas (militar de carreira) de permanecer na ativa, criando-lhe, ao mesmo tempo, condições para se justificar ou se defender.

Prisão

No dia 15 de fevereiro, após informações registradas pelo serviço Disque-Denúncia 181, da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), o Comando de Policiamento Regional 1 abriu de imediato, por meio da Corregedoria, procedimento investigatório para apurar denúncias feitas contra o capitão no dia 14.

Uma equipe da Corregedoria se deslocou até o município de Óbidos, onde constatou em flagrante, o uso do veículoda PM pela esposa do oficial e sem os adesivos padrões, assim como giroflex e todo os recursos de identificação visual do modelo Parati. Também foram encontrados seis tabletes de maconha no gabinete do capitão Wanzeler, no total de 5,34 kg. O militar foi preso em flagrante.

Publicada no Boletim Oficial da PM três dias após a prisão, a portaria nº 139/2018 – DP/1 exonerou o militar do comando da companhia de Óbidos. A exoneração partiu de uma solicitação feita pelo Comando de Policiamento Regional I.

JK com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário