quinta-feira, 19 de julho de 2018

OPERAÇÃO PERFUGA CHEGA NA PREFEITURA DE BELTERRA. DEFLAGRADA NA MANHÃ DE HOJE NA CIDADE DE BELTERRA A 8ª FASE DA OPERAÇÃO PERFUGA DENOMINADA "AVE DE RAPINA". MINISTÉRIO PÚBLICO E POLICIA CIVIL CUMPREM 25 MANDATOS DE BUSCA E APREENSÃO NA PREFEITURA E ALGUMAS SECRETARIAS. PROMOTORES INVESTIGAM ESQUEMA CRIMINOSO EM FRAUDES A LICITAÇÃO QUE ULTRAPASSAM R$ 1 MILHÃO DE REAIS

Operação Perfuga chega na cidade de Belterra

Foi deflagrada, na manhã dessa quinta-feira (19), mais uma fase da operação ‘Perfuga’. Denominada ‘Ave de Rapina’, essa é a 8ª fase e tem como alvos a Prefeitura e algumas Secretarias do município de Belterra.

O Ministério Público do Estado do Pará, com atuação em Santarém, e Polícia Civil, cumprem 25 mandados de busca e apreensão, autorizados judicialmente pela 1ª Vara Criminal de Santarém.

O nome da operação ‘Ave de Rapina’ decorre do fato do suposto esquema criminoso, com o mesmo modus operandido que ocorria na Câmara de Vereadores de Santarém em 2015 e 2016, ter migrado, em 2017 e 2018, para o município de Belterra, inclusive com algumas empresas que foram alvo da ‘Operação Irmandade’, em maio deste ano no município de Santarém.

Há indícios de que várias licitações foram direcionadas para favorecer empresários, com possível conluio com servidores públicos daquele Município, configurando, em tese, conduta criminosa. Diversos processos licitatórios, contratos, notas fiscais e outros documentos foram apreendidos.

Segundo os Promotores atuantes no caso, o suposto esquema criminoso consistia em fraudes a processos licitatórios, com claros direcionamentos para que empresas determinadas se sagrassem vencedoras, frustrando o caráter competitivo da licitação. Algumas empresas vencedoras eram fantasmas ou de fachada, não tinham funcionários e nem trabalhavam no ramo da contratação. Crimes contra a Administração Pública também estão sendo investigados.

Dos contratos analisados, a soma dos valores licitados ultrapassa 1 milhão e meio de reais.

Assessoria de Comunicação do MPPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário