terça-feira, 4 de setembro de 2018

SANTARÉM DIGITALIZA DOCUMENTOS HISTÓRICOS A FIM DE PRESERVAR ACERVO DO CENTRO CULTURAL JOÃO FONA

Entre os documentos estão portarias e decretos

O Centro de Documentação Histórica do Baixo Amazonas (CDHBA), sediado no Instituto de Ciências da Educação (ICED), da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) está realizando a digitalização de documentos históricos importantes do município de Santarém. O trabalho, que envolve decretos e portarias antigos é realizado na Sala de Leitura do Centro Cultural João Fona (CCJF). 

De acordo com a chefe de Seção de Atendimento aos Turistas do CCJF, Patrícia Chaves a intenção é salvaguardar documentos do passado e do presente para as gerações futuras e facilitar o acesso de historiadores, cientistas sociais, antropólogos, folcloristas, acadêmicos, estudantes e sociedade em geral. 

Após o episódio do incêndio que atingiu o Museu Nacional no Rio de Janeiro, local que tinha um acervo de 20 milhões de itens, como fósseis, múmias, peças indígenas e livros raros, Patrícia afirma que mais do que nunca, é momento de ficar atento à preservação da memória histórica de nosso município.
Aproximadamente 15 livros já foram digitalizados

A coordenação do CDHBA explica que muitos documentos ainda estão legíveis, o que facilita o trabalho do manuseio. Para digitalizar é utilizado um scanner cedido por um ano pelo Museu de História da França, específico para esse tipo de material, que evita prejuízos no contato com as folhas. Os scanners de mesa, os mais usuais, implicam em uma exposição maior de calor, em que o manuseio é muito intenso e a folha teria que ser comprimida ao processo de escaneamento. 

Aproximadamente quinze livros já foram digitalizados entre Decretos e Portarias. A conclusão está prevista para o final de Setembro. 

O Centro de Documentação Histórica do Baixo Amazonas (CDHBA) existe desde 2017, já desenvolve trabalhos nessa linha, também executa a organização, catalogação e digitalização dos documentos históricos dos séculos XIX a XX do Tribunal de Justiça da Comarca de Santarém.

JK

Nenhum comentário:

Postar um comentário