domingo, 23 de dezembro de 2018

BRINQUEDOS QUEBRADOS E PRAÇAS MAL CONSERVADAS COLOCAM EM RISCO A SEGURANÇA DAS CRIANÇAS

Brinquedo da orla: risco para segurança das crianças 

Em Santarém, no oeste do Pará, a má conservação dos parques infantis é um problema recorrente e tem gerado muitas reclamações nas redes sociais. Os pais que levam seus filhos para brincarem nestes espaços acabam se revoltando com o descaso e a falta de zelo com os espaços públicos. Não há por parte do Poder Público, a responsabilidade pela manutenção dos brinquedos que são usados pelas crianças. 

O blog do JK tem recebido muitas fotos e relatos de pais que estão indignados com a precariedade dos equipamentos velhos, danificados e que acabam colocando em risco a segurança das pessoas. 

A imagem que repercutiu neste domingo nas redes sociais foi a de um brinquedo na orla da cidade, cartão postal de Santarém. A foto mostra uma criança brincando no escorrega que está na direção de um buraco com lama e uma pequena tábua improvisada para que as crianças não caiam e se sujem. Vários apelos foram feitos ao secretário municipal de Infraestrutura, Daniel Simões, para que o reparo no local seja feito e as crianças tenham mais segurança na hora do lazer. 

Mas esse tipo de problema não se restringe apenas aos brinquedos neste trecho da orla. Em diversas praças da cidade, os parques infantis estão com os brinquedos em péssimas condições de uso. Balanços quebrados, tábuas suspensas por apenas um lado de correntes, peças soltas das gangorras, equipamentos de ferro todos enferrujados. Apesar de o problema ser amplamente denunciado pela imprensa, o órgão responsável pela manutenção e conservação das praças públicas ignora os apelos da população. “Nós já denunciamos, a imprensa mostra esse problema todos os dias, mas a prefeitura não faz a manutenção das praças, dos brinquedos. A gente traz nossos filhos pra cá porque é um espaço público, mas o risco de acidentes são grandes”, diz revoltado o autônomo Carlos Henrique de Souza. 

Esses espaços públicos deveriam ser mais bem cuidados, pois são alternativas de lazer para as crianças, sobretudo para as famílias que não dispõem de muitos recursos para levar os filhos para brincar nos shoppings, por exemplo. Além disso, as praças de Santarém também são locais de encontro de famílias e pontos turísticos, visitados por quem vem de fora. 

Do centro à periferia, o cenário de abandono desses logradouros é total e tem afastado as pessoas desses lugares que neste período do ano deveriam proporcionar entretenimento aos santarenos. 

O blog deixa o espaço aberto para as explicações da Prefeitura.

Blog do JK

Nenhum comentário:

Postar um comentário