segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

MUDANÇAS NO TRÂNSITO NO CENTRO DE SANTARÉM CONTINUA GERANDO POLÊMICA. PRESIDENTE DO SINDICATO DOS TAXISTAS PROCUROU O BLOG E SE POSICIONOU CONTRA AS MUDANÇAS: "NÃO PODEMOS ACEITAR QUE UM ABSURDO DESSE SEJA FEITO, O TRÂNSITO ESTÁ UMA BAGUNÇA, NÃO EXISTE SEGURANÇA PARA OS PEDESTRES E NEM PARA OS CONDUTORES DE CARROS E MOTOS, SEM CONTAR COM OS PREJUÍZOS QUE ESSAS MUDANÇAS ESTÃO CAUSANDO PARA OS LOJISTAS E PARA NOSSA ECONOMIA DE MODO GERAL"

Antonio Carvalho, presidente do sindicato dos taxistas não concordou com a mudança do trânsito no centro

Continua provocando polêmica a mudança feita no sentido da travessa Francisco Corrêa, no centro comercial de Santarém, no oeste do Pará. Desde que a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) alterou o fluxo da via, que as reclamações contrárias as alterações apenas aumentam, sobretudo por parte de motoristas e comerciantes da área afetada. A travessa funcionava no sentido avenida Rui Barbosa/Tapajós, desde o último dia 14 de novembro está no sentido inverso. Essa alteração não agradou os donos de lojas que iniciaram, nas redes sociais, uma mobilização no sentido de coletar assinaturas para um abaixo assinado pedindo o retorno do fluxo antigo.

E quem achava que essa situação não poderia ficar pior, na semana passada, a SMT retirou o semáforo que funcionava no cruzamento da Rui Barbosa com a travessa 15 de Novembro e instalou antes da Francisco Corrêa, provocando uma grande confusão no principal corredor dos coletivos da cidade. A sinalização provocou e continua provocando engarrafamentos e deixou o trânsito, nesse trecho, ainda mais crítico. 

Os comerciantes encabeçam o movimento que promete acionar o Ministério Público do Estado do Pará (MPE), pedindo apoio para que o tráfego da via retorne ao seu sentido original, no sentido avenida Tapajós. O local ficou muito perigoso inclusive para os pedestres, que não conseguem atravessar na faixa implantada no trecho alterado, por falta de segurança.

Naquela ocasião, por meio de nota, a SMT informou que as mudanças na área central da cidade ainda não foram concluídas, ou seja, vem mais alterações por aí. 

A secretaria já havia alterado outras vias importantes no centro comercial que até hoje ainda causam polêmica. 

O presidente do Sindicato dos Taxistas de Santarém, Antônio Carvalho, se posicionou favorável à iniciativa dos lojistas que estão coletando a assinatura para o abaixo assinado. “Não podemos aceitar que um absurdo desse seja feito nas ruas da nossa cidade. O trânsito está uma bagunça, não existe segurança para os pedestres e nem para condutores de carros e motos. Sem contar os prejuízos que estão sendo causados para os lojistas, para a nossa economia de um modo geral. Esse abaixo assinado a partir de agora já conta com 600 assinaturas do nosso sindicato. Não vamos aceitar esse tipo de mudança calados”, disse Antônio Carvalho.

Na gestão do ex-prefeito Alexandre Von, a então secretária de Transporte, Heloisa Almeida, juntamente com o engenheiro de tráfego da SMT, Aldo Tavares, apresentaram essas mudanças que hoje estão sendo executadas no trânsito das ruas da área central da cidade. Naquela ocasião, o então gestor municipal rechaçou a proposta, considerada absurda e que certamente implicaria em muitos transtornos para todos os usuários do trânsito. De fato, Alexandre Von tinha razão.

JK

Nenhum comentário:

Postar um comentário