quinta-feira, 21 de março de 2019

HOSPITAL REGIONAL DO BAIXO AMAZONAS, FARÁ CICLO DE PALESTRAS PARA PACIENTES DIABÉTICOS. O IDEALIZADOR RESPONSÁVEL PELO PROJETO É O MÉDICO ENDOCRINOLOGISTA MANOEL ALVARENGA. AS INSCRIÇÕES GRATUITA, SERÃO FEITAS PELO TELEFONE: 2101-0700 E 991289280

Dr. Manuel Alarenga, médico Endocrinologista

Com objetivo de orientar os pacientes diabéticos sobre os riscos da doença e promover maior qualidade de vida durante o tratamento, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), vai realizar ciclos de palestras a partir deste mês. Inicialmente, o projeto vai atender os usuários que já são acompanhados pelo HRBA. Posteriormente, as palestras serão expandidas para os bairros de Santarém, e posteriormente para outros municípios do Oeste do Pará. Alguns diferenciais dessas ações pedidos pelo Endocrinologista é "envolver um familiar, de preferência, aquele que mais convive com o paciente , que saiba da sua alimentação, para que consiga auxiliar no tratamento".

"O outro é a abordagem completa da doença para o paciente com linguagem não técnica, acessível a qualquer pessoa mesmo sem nenhum conhecimento no assunto"

O idealizador e responsável pelo projeto é o endocrinologista e Vice-diretor Clínico do HRBA, Manoel Alvarenga. Ele alerta sobre os riscos da doença. “A cada 1 minuto são feitas duas amputações decorrentes de diabetes no mundo. A maior causa de cegueira passível de prevenção no mundo, é diabetes. E uma das principais causas de insuficiência renal crônica, que precisa de hemodiálise, também é a diabetes. Além de aumentar os riscos de doenças cardiovasculares”, afirma Alvarenga.

No entanto, ele ressalta que "Não gosto de mostrar aos pacientes os dados negativos e sim, que é possível conviver com a doença sem enfrentar nenhum desses problemas. A orientação adequada e o conhecimento a respeito do diabetes fazem toda a diferença". “Tenho paciente com quase 30 anos de diabetes e nunca teve complicação, porque sempre soube controlar a doença. Em compensação, tem casos em que a pessoa não recebe a orientação adequada e, em pouco tempo, já sofre consequências severas. Diabetes é coisa séria! Tem muita gente com a doença mas que não recebe a orientação adequada ”, explica o endocrinologista.

Para garantir que todos os pacientes tenham acesso às informações necessárias para garantir o tratamento adequado, o HRBA vai realizar o primeiro ciclo de palestras, com envolvimento familiar, no dia 20 de março, no auditório da Unidade. 

Programação:

14h - “Diabetes: quais os tipos, como reduzir os riscos de se tornar diabético"Dr. Manoel alvarenga

15h – “Tratamento alimentar: descobri diabetes e agora, o que eu posso comer? Segredos de especialista”.Dr. Manoel alvarenga

16h – “Tratamento medicamentoso: qual medicamento é adequado para cada caso e porque não se deve temer a insulina”.

17h – “Como tratar e prevenir os riscos agudos e crônicos do diabetes”(hipoglicemia , hiperglicemia )

AS INSCRIÇÕES GRÁTIS, SERÃO FEITAS PELO TELEFONE: 2101-0700, 991289280 PEDIR PARA PASSAR PARA RENATA - DIRETORA CLINICA.

JK com informações de Joab Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário