terça-feira, 21 de maio de 2019

PREFEITO NÉLIO AGUIAR E SECRETÁRIA DE SAÚDE, DAYANE LIMA, ENTREGAM FURGÃO ADAPTADO PARA AJUDAR NO TRANSPORTE DE ALUNOS DA APAE

Veículo vai beneficiar os pacientes com deficiência ou mobilidade reduzida atendidos pela instituição

As iniciativas da Prefeitura de Santarém e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para melhorar a acessibilidade de pessoas com deficiência no município ganhou mais um reforço na tarde desta segunda-feira (20), com a entrega de um furgão adaptado para atuar no transporte sanitário dos atendidos pela Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). O veículo é fruto de doação do Ministério da Saúde.

A solenidade de entrega contou com a presença do prefeito Nélio Aguiar; do vice-prefeito José Maria Tapajós; dos secretários municipais de Saúde Dayane Lima, Assistência Social Celsa Brito, Infraestrutura Daniel Simões; dos vereadores Ronan Liberal Júnior e Tadeu Cunha, além de representantes da Apae.

Santarém faz parte do grupo de 65 municípios de 20 estados brasileiros beneficiados com a doação pelo Ministério da Saúde, conforme anúncio do ministro Luiz Henrique Mandetta durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), realizada no último mês em Brasília.

"Dentre 5.570 municípios no Brasil, Santarém foi contemplada. É uma vitória, um avanço para o atendimento de pessoas com problemas de locomoção na cidade. E é com muito carinho que a Prefeitura, através da Semsa, faz a entrega deste veículo para a Apae, na certeza de que ele será bem cuidado e muito útil para o transporte desses pacientes atendidos pela entidade", afirmou a secretária de saúde Dayane Lima.

O veículo vai beneficiar os pacientes com deficiência ou mobilidade reduzida atendidos pela instituição. A medida tem como objetivo ampliar o acesso e promover a qualificação dos serviços de reabilitação no Sistema Único de Saúde (SUS), visando a inclusão social, a autonomia e a melhora da qualidade de vida dos santarenos com deficiência.

O presidente da Apae local, Willian Coelho, afirmou que o veículo adaptado vai reforçar a estrutura de atendimento da entidade e faz parte de um processo maior que está em fase de aprovação no Ministério da Saúde. Trata-se do Centro Especializado em Reabilitação (CER) e que deve funcionar nas dependências da Associação. "Com a implantação desse Centro, vamos prestar serviço a nível regional, fazendo o transporte de pessoas de outros municípios da região que serão atendidos aqui. Será, portanto uma grande quantidade de serviços que vão demandar o transporte de pessoas com dificuldades motoras. Com este veículo vamos fortalecer esse atendimento de forma a garantir qualidade aos pacientes", salientou.

Adaptados com plataforma elevatória veicular para possibilitar o embarque e o desembarque de usuários cadeirantes e com dificuldades de locomoção, os veículos são equipados também com sistemas de segurança para fixação da cadeira de rodas, cintos de segurança, além de protetores de cabeça para cada cadeirante, o que possibilita o transporte seguro de nove passageiros, sendo três cadeirantes e seis não cadeirantes.

O prefeito Nélio Aguiar salientou o avanço que tal entrega assegura ao atendimento de pessoas com deficiências, como cadeirantes ou com problemas de locomoção em Santarém. "Esse veículo vai será de grande importância para o dia a dia do atendimento na Apae. Um veículo adaptado para atender de forma especial aos cadeirantes e que só vem somar à estrutura que a Apae já possui para oferecer às pessoas que buscam os serviços. Nosso governo é de atitude, que busca parcerias, que se empenha e que consegue benefícios para melhorar a situação do município", finalizou o prefeito Nélio Aguiar.

Dayse Lima, Agência Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário