quinta-feira, 1 de agosto de 2019

PREFEITURA DE ÓBIDOS ATRAVÉS DA SECRETARIA DE SAÚDE, REALIZA AÇÕES DE INTENSIFICAÇÃO DO “JULHO AMARELO”

A campanha “Julho Amarelo”, que tem como objetivo a prevenção e o controle das hepatites virais

A Prefeitura Municipal de Óbidos por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) realizou na manhã desta quarta-feira (31), a culminância da campanha “Julho Amarelo”, que tem como objetivo a prevenção e o controle das hepatites virais. A programação aconteceu pela manhã na praça José Veríssimo, no centro comercial da cidade.

De acordo com a coordenadora do CTA - Enfermeira Jéssica Castro, a programação faz parte da estratégia da Secretaria para atender as exigências da campanha, que tem como meta a intensificação das ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais no município.

De acordo com a secretária – Nathalia Rodrigues, durante o mês de julho as toda as unidades de saúde do município intensificaram a oferta de testagem rápida para detecção precoce das hepatites B e C, além do trabalho de Educação em Saúde com orientações sobre sintomas, diagnóstico, prevenção e tratamento.

Transmissão

A hepatite é uma doença que se apresenta com a inflamação do fígado, podendo ser causada por vírus dos tipos A, B, C, D e E, e levar à hepatite crônica, cirrose, câncer e causar a morte do paciente.

Os tipos B e C têm transmissão por relação sexual desprotegida, transfusão sanguínea e derivados do sangue, assim como o compartilhamento de objetos perfurocortantes, como agulhas, lâminas de barbear e alicates de unha.

Quem quiser fazer os testes ou buscar melhores informações, pode se dirigir ao CTA, que funciona na Unidade de Saúde de Urgência e Emergência - José Benito Priante - 24h bloco 03. – SEMSA.







Prefeitura Municipal de Óbidos – PA
Assessoria de Comunicação – ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário