quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

SECRETÁRIO REGIONAL DE GOVERNO, ALEXANDRE MADURO, ANUNCIA A IMPLANTAÇÃO DA USINA DA PAZ EM SANTARÉM. TERRENO NA RODOVIA FERNANDO GUILHON, AO LADO DO RESIDENCIAL SALVAÇÃO, PODERÁ SER DESTINADO PELA PREFEITURA PARA A CONSTRUÇÃO

Usina da Paz vai ser construída em Santarém

Santarém, na região do Baixo Amazonas, deve ganhar, em breve, a Usina da Paz, equipamento do Governo do Estado que leva cidadania, educação, qualificação profissional e assistência à populaçäo em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com o secretário regional de Governo do Oeste do Pará, Alexandre Maduro, o projeto está sendo conduzido pelo Estado, em parceria com a Prefeitura de Santarém.

"É um projeto do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Santarém, que está doando o terreno de 10 mil metros quadrados para a implantaçäo deste importante equipamento que vai ajudar a transformar vidas", informou.

O projeto UsiPaz é coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), do Governo do Pará, com a finalidade de garantir a permanência do Estado nos territórios, com prevenção à violência e garantindo a inclusão social e o fortalecimento comunitário, com três eixos fundamentais: assistência, esporte/lazer e cultura.

São mais de 80 serviços gratuitos, disponibilizados pelos órgãos e entidades parceiras do Estado, como espaços para atividades esportivas; salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança; capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também há espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca.

Além disso, é disponibilizado pela Prodepa, sinal de wi-fi gratuito para os usuários da Usina da Paz.

De acordo com Maduro, outros municípios paraenses, também, devem receber a UsiPaz.

"O município de Altamira também será beneficiado com sua Usina, assim como outras cidades do Pará que estão aderindo ao edital publicado no chamamento público, obedecendo a critérios relacionados à IDH [Índice de Desenvolvimento Humano], índice populacional, taxa de criminalidade, entre outros", explica.

O Governo do Estado entregou oito unidades, a nona será em Belém, nesta quinta-feira, 12/01, por ocasião do aniversário da capital. A meta do Governo é implantar as Usinas da Paz nas 40 maiores cidades do interior do Pará.

"Além de combater a criminalidade com o apoio das Polícias Militar e Civil, as Usinas contribuem para transformar a vida de pessoas em territórios antes invisíveis para grande parte sociedade, levando dignidade para todos os cidadãos", finaliza o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário