terça-feira, 28 de agosto de 2018

FESTIVAL DO PIRARUCU ESTE ANO NA COMUNIDADE SANTA MARIA DO TAPARÁ SERÁ NOS DIAS 17 E 18 DE NOVEMBRO

Pirarucu de manejo (Foto: Site sapopema.org)

O tradicional Festival do Pirarucu, realizado na comunidade Santa Maria do Tapará, em Santarém já tem data definida para acontecer, segundo o presidente da comunidade, Raimundo Augusto de Sousa Neves. Este ano, o Festival será no dia 18 de Novembro no barracão da comunidade, às margens do Rio Amazonas. No dia 17 de Novembro será realizada a noite cultural com seresta.

Realizado há 12 anos, o Festival do Pirarucu tem como objetivo atrair visitantes à comunidade para apreciarem o pirarucu de manejo, preparado de diversas formas diferentes: mojica de pirarucu, ventrecha, pirarucu desfiado, churrasco de pirarucu, e ainda o peixe frito.

Pirarucu sendo preparado (Foto: Site sapopema.org)

“Passamos o ano todo praticamente sem pescar o Pirarucu, preservando a espécie para poder realizar o Festival. O evento é para divulgarmos nossas tradições, nosso programa de manejo e também para compensar o pescador que zelou pela espécie o ano todo. Este ano devemos ter cerca de 600 quilos de pirarucu para ser apreciado”, destacou Raimundo. 

Durante o festival acontece ainda o desfile da Rainha do Pirarucu que usa vestimentas decoradas com escamas de peixe. 

Raimundo informou que um barco de linha fará a viagem de Santarém até a comunidade Santa Maria do Tapará, nos dias de Festival. 

O pirarucu 

É o maior peixe de escamas de água doce do mundo. É encontrado em toda Bacia amazônica, incluindo Bacia Araguaia-Tocantins e países como a Bolívia, Peru, Equador e Colômbia. 

JK

Nenhum comentário:

Postar um comentário