Profissional de TI e atual secretário de Turismo de Santarém, Diego Pinho, é o idealizador do app "Visite o Tapajós"
Com o objetivo de atender não somente o turista, mas munir a própria população com informações úteis sobre os atrativos turísticos da região, o jovem Diego Pinho, profissional da área da Tecnologia da Informação (TI), e atualmente ocupando a função de secretário de Turismo de Santarém criou um aplicativo que ajuda a divulgar o turismo de Santarém e Região. O “Visite o Tapajós” tem conteúdo baseado no Inventário Turístico do Município, elaborado pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) e é uma soma de pontos turísticos, história, cultura e tantas outras informações de utilidade pública.
Pinho conta que a ideia de criar o “Visite o Tapajós” surgiu quando ele trabalhou no ramo hoteleiro, e percebeu que a busca de informações sobre a cidade era constante por parte dos turistas, mas não havia nenhuma ferramenta de auxílio aos visitantes. “As pessoas chegavam a Santarém, no hotel e perguntavam onde encontrar informações sobre os atrativos turísticos, porque muitas pessoas acham que aqui só temos praias, e desconhecem o potencial turístico que Santarém possui com turismo ecológico, uma gastronomia rica, muita história e cultura. A partir daí pensei e desenvolvi essa ferramenta digital”, contou.
Disponível para download na App Store (IOS) e na Play Store (Android) há pouco mais de 25 dias, o aplicativo permite inicialmente aos usuários acesso a informações gerais sobre Santarém, localização dos principais terminais, mapa com pontos de ônibus, gastronomia, pontos turísticos, vídeos, momentos históricos, atrativos culturais e a opção “Onde Encontrar”. “Nesta opção, a princípio, estão habilitadas empresas que atendem diretamente o segmento do Turismo. No segundo momento vamos abrir espaço para outras empresas, sem custo”, completou.
Pinho desenvolveu o aplicativo por conta e recursos próprios, com a intenção de contribuir com a sociedade. Para isso, ele buscou utilizar ferramentas mais leves com informações compartilhadas em nuvens e outras no meio offline. “O processo de construção iniciou há pouco mais de sete meses, passou por vários testes, e vários processos até chegar ao resultado e lançamento recente”, afirmou o profissional de TI.
“O próximo passo será a inclusão dos municípios de Belterra e Juruti que já manifestaram interesse”, afirma Pinho ao justificar que o app foi denominado de “Visite o Tapajós” com a intenção de integrar o Pólo Tapajós que é composto por 19 municípios.
O aplicativo passará semanalmente por atualização. Após o lançamento, a próxima etapa será a campanha de promoção e divulgação na rede hoteleira, nos pontos de informações e nos estabelecimentos turísticos. Em seguida será construído um site com todas as informações que estão no app, e por fim, a fixação de placas com informações dos logradouros contendo QR code onde a pessoa poderá obter mais informações sobre o site.
“Que todas as pessoas possam se apropriar dessa ferramenta, pois ela tem muito a contribuir com o Turismo em nosso município”, finalizou o criador do aplicativo “Visite o Tapajós”.
JK
Nenhum comentário:
Postar um comentário