segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

SECRETÁRIO DE CULTURA, LUIZ ALBERTO FIGUEIRA, O POPULAR PIXICA, ESCLARECE AO BLOG SOBRE A SUSPENSÃO DE PAGAMENTOS DOS BOLSISTAS DO INSTITUTO MAESTRO WILSON FONSECA

Secretário de Cultura, Luís Alberto Figueira, 
o popular Pixica

Depois da repercussão da matéria veiculada pelo blog do JK, onde alguns membros da coordenação e bolsistas da Banda Sinfônica Maestro Wilson Fonseca relataram o drama vivido por eles há quase três meses por causa da suspensão do pagamento da bolsa de incentivo cultural pela Prefeitura de Santarém, o secretário municipal de Cultura, Luiz Alberto Pixica, recebeu o titular do blog para esclarecer alguns fatos sobre esse caso.

Na manhã desta segunda-feira (7), num primeiro momento, o secretário explicou que após a operação Perfuga em Outubro, que vasculhou o escritório da sede da Escola Maestro Wilson Fonseca, tomou um ato administrativo e, por meio da Procuradoria do Município, foi instaurado um procedimento para apurar, no âmbito da Prefeitura de Santarém, as possíveis irregularidades apontadas pelo Ministério Público do Estado (MPE). Foi publicado um decreto municipal e teve início a apuração interna. Naquele momento, diante dos fatos amplamente divulgados pela imprensa e também com base no que o MPE divulgou, o titular da Secretaria de Cultura, decidiu pela suspensão do pagamento das bolsas até que a sindicância fosse concluída e todas as dúvidas relacionadas às possíveis fraudes envolvendo dinheiro público fossem esclarecidas. 

“A atitude tomada para a abertura da sindicância e a suspensão do pagamento partiram de mim, pois era necessário naquele momento já que havia uma suspeita de desvio de dinheiro público. Foi a atitude mais correta a ser tomada. Mas eu esclareço que essa suspensão é momentânea para que sejam esclarecidos alguns pontos obscuros nesse procedimento, que é alvo de investigação do MPE”, destacou o secretário Pixica.

Na ocasião, o secretário informou que, por determinação do prefeito Nélio Aguiar, recebeu orientação para empenhar os valores das bolsas para os integrantes da banda. Segundo ele, a sindicância deve ser concluída em duas semanas aproximadamente. “É possível que o pagamento seja liberado ainda neste mês de janeiro”, afirmou.

Luiz Pixica disse ainda que foram empenhados todos os meses atrasados, porém, o titular da Semc não garantiu que sairá tudo de uma vez. 

Sobre as reclamações dos músicos em relação as condições precárias do espaço que abriga o IWF, na Casa da Cultura, o secretário explicou que existe um projeto de reforma por meio de uma parceria com a empresa concessionária de energia elétrica, mas que está suspenso também por conta das investigações contra membros da antiga diretoria do instituto. “Tão logo, essa situação seja restabelecida, todas as parcerias com o IWF terão continuidade, vamos dar melhores condições para os músicos, pois eles desenvolvem um importante trabalho em prol da cultura de Santarém, enaltecendo o nome da nossa cidade e da nossa música”, finalizou.

JK

Nenhum comentário:

Postar um comentário