segunda-feira, 16 de maio de 2011

Juventude em luta!

Um momento qualitativamente importante para a formação teórica e política da juventude universitária de Santarém: assim pode ser classificado o Seminário Juventude em luta: uma olhar sobre as lutas da juventude no Brasil e no mundo, promovido pela UES na última sexta-feira (dia 13 de maio), no auditório da UFOPA.

Em sua exposição, o palestrante Israel Dutra (cientista político e editor do jornal Juntos!) analisou o forte protagonismo que os jovens têm assumido nas lutas sociais e políticas em várias partes do mundo. São exemplos desse protagonismo as lutas na Europa, principalmente em países como Grécia e França, contra os planos de austeridade fiscal aplicados pelos governos em decorrência da crise econômica mundial iniciada em 2007.

A Inglaterra presenciou também a mobilização de milhões de jovens contra a Reforma Universitária e o aumento do preço das mensalidades nas Universidades do país.Por outro lado, nos últimos meses, a juventude teve um papel fundamental nos processos revolucionários que estouraram em vários países árabes. No Egito e na Tunísia, foram os jovens os maiores protagonistas das revoluções democráticas que derrubaram os ditadores Mubarak e Ben Ali que estavam há décadas no poder.Diante da atual conjuntura de lutas intensas da juventude a nível internacional, Israel Dutra levantou uma hipótese, que, segundo ele, pode ou não ser confirmada pelos fatos nos próximos meses ou anos: a ocorrência de "um novo maio de 1968" no Brasil e no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário