Dr. Luciano Azevedo (foto ao lado), do SAOP, diz que não existe cartel na classe. O serviço na rede hospitalar no município de Santarém continua a causar polêmica entre os usuários. Denúncias encaminhadas ao blog relatam que anestesistas interromperam o atendimento no Hospital Municipal, e a existência de Cartel desses especialistas na região Oeste paraense. Os profissionais estariam manipulando esse serviço, através da pressão salarial cobrada às instituições privadas e públicas. E ainda, outros profissionais da mesma linha não ligados ao grupo estariam impedidos de atender nas clínicas e hospitais particulares. Ou seja, o mercado para anestesistas fora desse grupo está bloqueado em Santarém. Vale lembrar que continuam as atividades pelo Serviço de Vigilância Sanitária (ANVISA/STM) com determinação do Ministério Público Estadual (MPE) e Ministério Público Federal (MPF), que fiscaliza a estrutura e qualidade do serviço da rede hospitalar oferecido à população santarena.
DENÚNCIA CHEGA À CÂMARA MUNICIPAL – A falta de anestesista no Centro Cirúrgico no Hospital Municipal também foi denunciada à Comissão de Saúde do Legislativo. O vereador Nélio Aguiar, membro da comissão, confirmou a denúncia de interrupção dos atendimentos e explicou que o problema veio da inexistência de uma isonomia salarial. “Ficamos sabendo dessa paralisação provocada por acordos salariais entre os especialistas dentro do HMS. A Secretaria Municipal de Saúde fechou um contrato muito bom com os ortopedistas e isso causou um desconforto aos anestesistas. Por um exemplo, o anestesista ganha R$ 700 por plantão e o cirurgião recebe R$ 1.100. No entanto, os anestesistas alegam realizar atendimentos a mais que o cirurgião em único plantão”, disse o Vereador. Nélio desconhece a formação de Cartel, por indicar que essa rede trabalha com um valor único. E isso não ocorre na cidade, o serviço desse grupo de especialista é o cooperativismo existente em qualquer categoria trabalhista. “A entidade atuante é a Cooperativa de Anestesiologistas do Pará (COOPANEST), e na cidade de Santarém existe a representação, o Serviço de Anestesista do Oeste do Pará (SAOP). Essa entidade foi contratada para o Hospital Municipal e o Regional, o problema está no Municipal”, disse Nélio.
COMISSÃO REÚNE COM SECRETÁRIO DE SAÚDE – A comissão formada pelos vereadores Nélio Aguiar, Gerlande Castro e a presidente a vereadora Marcela Tolentino, foi pedir providências ao caso. O encontro com o secretario Emanuel Silva, ocorreu na última terça-feira, dia 11. O Secretário informou que foram paralisados os serviços dos anestesistas em cirurgias eletivas e continuava a ser feito as de emergências, logo que encerrou o contrato com a Cooperativa no final de setembro. E nessa semana, o serviço estava normalizado, a Secretaria teria renovado o contrato e o presidente da entidade estaria vindo para assinar o documento. “Como toda negociação, é um direito da categoria fazer as suas reivindicações de valores e correções. E nesse período de negociação com a COOPANEST-SAOP, os anestesistas estavam realizando as cirurgias de emergências”, Disse Marcela Tolentino.
O secretário Emanuel Silva foi questionado quanto a existência do Cartel, ocasião em que disse desconhecer e confirmou o serviço de cooperativa. “Não existe cartel, existe uma cooperativa que todos os anestesistas do Pará fazem parte”, informou.
DENÚNCIA – Uma das denúncias encaminhadas ao blog diz que: “Os anestesistas destas cooperativas médicas em Santarém esqueceram falar das graves irregularidades que eles cometem: – Os médicos dessa cooperativa SAOP não respeitam o Código de Ética Médica e colocam seus interesses coorporativos e pessoais acima do interesse de servir a saúde publica. Os anestesistas da SAOP fazem plantões simultâneos em unidades hospitalares situadas em locais distintos; É vedado eticamente o plantão simultâneo de médicos em unidades hospitalares situados em locais distintos. O portal do SUS na Internet define que O comportamento de vocês anestesistas da SAOP, além de ser ilegal é imoral”.
Formação de cartel é uma prática comum na classe de medicina, até o acesso ao curso é dificultado, pois as associações dos médicos fazem "lob" pesado no ministério da educação para que não sejam criadas novas vagas em faculdades. Prova disso é o curso da UEPA em Stm, onde não foram criadas 30 novas vagas e sim migraram 30 vagas da capital para o interior. Cuidado com a qualidade do ensino? NÃO! É simples medo de reduzirem seus altos salários. Esse é o juramento de "HIPÓCRITAS".
ResponderExcluirQue me desculpe o vereador Nélio Aguiar, eu tenho muito respeito pelo senhor, mas falar de isonomia salarial então os vereadores não sabem o que é isso na prefeitura não é respeitado esse direito aos funcionários. Na prefeitura o salário depende de QI (quem indica),
ResponderExcluirPegando do gancho o que está acontecendo em Brasília (DF), dos Médicos recebendo de dois locais de trabalho ao mesmo tempo acontece em Santarém, o próprio Secretário de Saúde Emanuel Silva Sauro è plantonista do HOSPITAL REGIONAL E DE ALGUMAS CLÍNICAS PARTICULARES, COMO PODE, MPE e MPF vamos investigar e dá uma explicação para a população de Santarém, estou esperando o desfecho OK!
ResponderExcluirAmigos e cartel mesmo, precisei dos serviço desse camaradas o medico que cirurgia ficou mais barato que anestesista e brincadeira meu amigo, fui o SAOP e falaram que preço e tabelado e absurdo, só um detalha como a gente para denunciar o MP daqui do estado o homens não se mexe.
ResponderExcluirsempre é culpa do médico.
ResponderExcluirSe professor faz greve, é justo.
Se funcionários públicos fazem greve, é justo.
Se médico - sem fazer greve - lutam por melhores condições de trabalho e remuneração é desonestidade.
Se uma classe se une, é uma coisa bonita, luta de classes. Se é a classe médica, é cartel.
o nosso amigo joão alho e estudante de medicina?
ResponderExcluiro pai e medico? a mae e medica ?
quer entrar pro cartel também... cada um com os seus enteresses $$$$$ pq saúde esses medicos não estão nem se lixando!
1. o vereador Nélio Aguiar e amigo intimo do dono da clinica Albany, inclusive foi financiador de sua campanha pra deputado.
ResponderExcluir2. a Vereadora Marcela Tolentino e filha do dono do hospital Sta rosa de lima (um dos piores em stm, se não for o pior)
3.o Aumento pros ortopedista esta claro o Sr exelentissimo DR Emmanuel Silva e ortopedista da mafia da ortopedia que e outro problema em STM.
4. o SR Emmanuel silva e plantonista do HMS e ganha sem trabalhar
5. o chefe da Saúde em santarém desrespeita a lei 8080 do sus (segundo JK)
6. Na própria matéria os anestesistas afirmam trabalhar mais que os Ortopedistas, isso quer dizer que eles atendem 2 a 3 cirurgia simultaneamente que coloca em risco a vida dos pacientes
7. fere a Ética médica que em santarém nenhum medico me parece que estudou
8. a SAOP esses caras so atendem quem eles querem e seg a sex pois se for depois disso so se for emergencia
9. Os vereadores e a Prefeita estão caladinhos... o EVERALDO (dono da cidade) também ....
10. O POBRE QUE SE LASCA PQ ESSE POVO NÃO TA NEM AI PRA NÓS. VE SE NAS PROXIMAS ELEIÇÕES VOTEM CONCIENTE E PAREM DE RECLAMAR
Anestesistas eles estao certo tem que revendicar seu trabalho e valorizar. Agora cartel isso ta claro pra populacao que nao seriam eles trabalham em grupo. E claro que os comentarios acima sao pessoas que tem intriga e quem vem de longe de outra cidade pra querem dominar a cidade onde nao sao aceitos, e ta claro pra todo mundo que tem grupos mercenarios, ladroes que enganam a populacao de santarem. Vamos la ministerio publico vamos agir fiscalizem grupos que realmente estao robando a populacao humildes que caem de paraquedas querendo dar seu golpe aqui em santarem. E enquanto ao Nelio AguiAr todo mundo sabe que e amigo intimo do dono da clinica albany, ali que estar a marfia poderosa onde o ministerio ja encontrou uma das questoes de roubo remedio sendo vendido do sus e outro quem e Nelio Aguiar querer dar moral e brigar pela populacao se e um dos primeiros da fila a ser corrupto tendo apoio de de pessoas bandidas como toda populacao sabe e ta claro pra todo mundo.
ResponderExcluiro bom eh operar sem anestesista neh??? as pessoas nao entendem e nao dao valor a essa classe medica. o anestesista tem q dar suporte pre operatorio, intra operatorio e pos operatorio, nada mais justo do que ganharem bem. quanto vcs acham que vale sua tranquilidade de ter uma cirurgia e um pos operatorio bom, sem dor???
ResponderExcluir